Buscar

Mulher de 59 anos foi admitida em unidade de terapia intensiva devido à acidente vascular cerebral. No 8º dia de internação evoluiu com febre e leu...

Mulher de 59 anos foi admitida em unidade de terapia intensiva devido à acidente vascular cerebral. No 8º dia de internação evoluiu com febre e leucocitose. Não apresentou piora ventilatória e a radiografia de tórax era normal. Tinha como dispositivos o tubo orotraqueal, sonda nasoenteral, cateter venoso central em veia jugular D e sonda vesical de demora, todos inseridos desde a admissão. As duas amostras de hemocultura apresentaram crescimento de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina (MRSA). Em relação a esse caso, assinale a alternativa que apresenta a conduta MAIS ADEQUADA:

A O diagnóstico de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter somente pode ser realizado se houver eritema ou saída de secreção purulenta no sítio de punção venosa.
B A infecção de corrente sanguínea associada ao cateter venoso central é o diagnóstico mais provável, e está recomendada a retirada do cateter com envio para cultura e introdução do antimicrobiano. Por se tratar de MRSA, é recomendada a coleta de hemoculturas de controle após 72 horas de terapia eficaz.
C Trata-se de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter venoso central. A conduta nesse momento é apenas a introdução do antimicrobiano e coleta de hemoculturas de controle após 72 horas de terapia eficaz.
D A infecção de corrente sanguínea associada ao cateter venoso central é o diagnóstico mais provável, e apenas a retirada do cateter com envio para cultura é a conduta recomendada para esse momento.

Essa pergunta também está no material:

IRAS
66 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa mais adequada é a letra B: A infecção de corrente sanguínea associada ao cateter venoso central é o diagnóstico mais provável, e está recomendada a retirada do cateter com envio para cultura e introdução do antimicrobiano. Por se tratar de MRSA, é recomendada a coleta de hemoculturas de controle após 72 horas de terapia eficaz. A retirada do cateter é importante para evitar a disseminação da infecção e a introdução do antimicrobiano é necessária para tratar a infecção causada pelo Staphylococcus aureus resistente à oxacilina (MRSA). A coleta de hemoculturas de controle após 72 horas de terapia eficaz é importante para avaliar a eficácia do tratamento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais