Buscar

Você reconhece as características do sistema penal no Brasil? Saberia dizer quais são as funções da criminologia? Conforme matéria publicada no dia...

Você reconhece as características do sistema penal no Brasil? Saberia dizer quais são as funções da criminologia?

Conforme matéria publicada no dia 03 de fevereiro de 2022, no G1, entre 2019 e 2021, as denúncias de tortura e maus-tratos no sistema prisional do Distrito Federal cresceram 3.600%, conforme levantamento realizado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF. De acordo com o relatório, além de tortura e maus-tratos, constam na lista a falta de acesso à saúde, a má qualidade de alimentação, a falta de condições de higiene, a superlotação, a dificuldade nas visitas e incomunicabilidade dos internos com a família, a infraestrutura precária, entre outros aspectos.

De acordo com o presidente da CLDF, é estarrecedor que o Estado ainda utilize a tortura como uma falsa “correção” de condutas.

Interessante notar que as denúncias de mazelas dessa natureza têm como autores não apenas setores formais, como a Comissão de Direitos Humanos da CLDF, por exemplo, mas também o meio artístico. Em 1997, o grupo Racionais MCs lançou a música Diário de um detento, descrevendo, pormenorizadamente, os reveses do sistema carcerário. Confira excerto da música:

Cada detento uma mãe, uma crença

Cada crime uma sentença

Cada sentença um motivo, uma história de lágrima

Sangue, vidas e glórias, abandono, miséria, ódio

Sofrimento, desprezo, desilusão, ação do tempo

Misture bem essa química

Pronto, eis um novo detento

Lamentos no corredor, na cela, no pátio

Ao redor do campo, em todos os cantos (...)

Os dados da matéria e os fragmentos destacados no case apresentam reflexões sobre o sistema penal no Brasil.

Descreva sobre como as condições do cárcere apontadas no case poderiam ser exploradas pela criminologia.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As condições do cárcere apontadas no caso apresentado podem ser exploradas pela criminologia de diversas maneiras. A criminologia é uma ciência que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social do comportamento delitivo. Dentre as funções da criminologia, podemos destacar a análise das causas e consequências do crime, a prevenção da criminalidade, a elaboração de políticas públicas de segurança e a avaliação das instituições penais. No caso apresentado, a criminologia pode analisar as causas da superlotação, da falta de acesso à saúde, da má qualidade de alimentação, da falta de condições de higiene, da dificuldade nas visitas e incomunicabilidade dos internos com a família, da infraestrutura precária, entre outros aspectos. Além disso, a criminologia pode avaliar as consequências dessas condições para a saúde física e mental dos detentos, bem como para a segurança pública. A partir dessa análise, a criminologia pode contribuir para a prevenção da criminalidade, propondo políticas públicas que visem à melhoria das condições do cárcere e à ressocialização dos detentos. Além disso, a criminologia pode avaliar a eficácia das instituições penais na execução das penas e na reintegração dos detentos à sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais