Buscar

Para Galvão (2012), como exemplos de Tecnologia Assistiva para surdez podemos destacar os produtos para Comunicação Alternativa, que são orientados...

Para Galvão (2012), como exemplos de Tecnologia Assistiva para surdez podemos destacar os produtos para Comunicação Alternativa, que são orientados às pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou ainda para àquelas que possuem algum tipo de dificuldades comunicativas e a habilidade de falar e/ou escrever.

 

GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Orgs.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Cultura Acadêmica, 2012.

 

Fazendo uso desse contexto apresentado, avalie as alternativas e assinale corretamente, visando as ferramentas como exemplos de tecnologia assistiva.


a.

O Rybená: Nacional, com objetivo de traduzir textos do português para LIBRAS e também converter português escrito para voz falada em Portugal.

b.

O SENAI Libras, um App/glossário de termos técnicos acessíveis, em formato 4D, que objetiva a comunicação entre os Docentes, Alunos e profissionais do SENAI na tradução de termos técnicos da educação profissional da língua portuguesa para LIBRAS.

c.

Os dicionários de línguas de sinais.

d.

Spread Signs, dicionário de Línguas de Sinais Brasileiro, com mais de 20.000 sinais.

e.

O Librário: Um xadrez de comunicação visual-motora.