Buscar

Paciente 70 anos, sexo feminino, procura atendimento com quadro de piora do estado geral há alguns meses, informa que tem observado perda de peso, ...

Paciente 70 anos, sexo feminino, procura atendimento com quadro de piora do estado geral há alguns meses, informa que tem observado perda de peso, mesmo com aumento do apetite. Relata que tem apresentado tremor de extremidades ocasionalmente. E o que tem mais lhe incomodado são as palpitações que tem se tornado mais frequentes, principalmente nas últimas 2 semanas atrapalhando suas atividades da vida diária. Informa ser apenas hipertensa em uso de hidroclorotiazida. Nega outras comorbidades. Você observa os exames solicitados em última consulta em UBS que ainda não haviam sido avaliados e opta por realizar um ECG de 12 derivações. Ao exame: PA: 145x90mmHg, Sat.99%, FR: 18irmp, FC:144bpm, Hb: 10,1g/dL, Ht: 29%, GL: 4500, Plaq: 129.000mm³, TSH: 0,001 e T4L: 5,4. Considerando o caso descrito, assinale a alternativa que apresenta a conduta MAIS adequada.

A Realizar cardioversão sincronizada seguido de anticoagulação, encaminhar para realização de tireoidectomia.
B Iniciar amiodarona ou propafenona para controle de ritmo seguido de anticoagulação com enoxaparina, solicitar TRAB e iniciar metimazol.
C Iniciar metoprolol para controle de frequência e rivaroxabana como anticoagulante, encaminhar para ultrassom de tireoide.
D Iniciar atenolol para controle de frequência, warfarina como anticoagulante e iniciar metimazol.

Essa pergunta também está no material:

Tireóide 1
254 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o caso descrito, a conduta mais adequada seria a alternativa C: Iniciar metoprolol para controle de frequência e rivaroxabana como anticoagulante, encaminhar para ultrassom de tireoide. A paciente apresenta sintomas de hipertireoidismo, como perda de peso, tremores e palpitações, além de uma frequência cardíaca elevada (FC: 144 bpm) e uma diminuição da hemoglobina e do hematócrito. O ECG de 12 derivações mostrou uma frequência cardíaca elevada e possíveis alterações no ritmo cardíaco. A conduta mais adequada seria iniciar o tratamento para controle da frequência cardíaca com metoprolol e anticoagulação com rivaroxabana, devido às palpitações frequentes e ao risco de tromboembolismo associado ao quadro de fibrilação atrial. Além disso, é importante encaminhar a paciente para um ultrassom de tireoide para avaliar a presença de nódulos ou outras alterações que possam estar relacionadas aos sintomas apresentados. O tratamento do hipertireoidismo deve ser iniciado após a confirmação do diagnóstico com a realização de exames específicos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais