Buscar

Maria Antônia, 46 anos, auxiliar administrativo, casada e mãe de três filhos, procura a unidade de saúde em consulta médica agendada, referindo dor...

Maria Antônia, 46 anos, auxiliar administrativo, casada e mãe de três filhos, procura a unidade de saúde em consulta médica agendada, referindo dor nas costas há um ano, iniciada após ter dado 'mau jeito' ao levantar um balde com roupa. Não está em uso de nenhuma medicação atualmente e atribui, em escala verbal numérica, nota 6 para a dor no momento da consulta, localizando-a na região lombar baixa. Refere períodos de exacerbação quando faz esforço físico em casa ou no trabalho. Procurou o pronto-socorro nesse período, onde lhe foi administrada injeção, cujo nome não sabe referir, e prescrito diclofenato sódico para tomar em casa durante 7 dias, com melhora parcial e temporária do sintoma. Precisou faltar ao trabalho em virtude da dor por duas vezes no último mês e sente que a relação com o seu chefe está comprometida em função disso, pois acha que, na empresa, não acreditam na dor que vem sentindo. Está bastante preocupada, pois tem uma vizinha que teve quadro semelhante e não conseguiu mais trabalhar, tendo caído praticamente acamada. Está ansiosa e pergunta várias vezes durante a consulta se deve se afastar do trabalho para realizar tratamento e também para saber se podem fazer seus afazeres domésticos. Apresenta discreta lordose ao exame físico, sem, no entanto, nenhuma alteração no exame neurológico. Quantos às orientações gerais sobre o sintoma, na abordagem mais acertada nessa situação seria:

A Explicar que o fato de a dor ter sido iniciada após mau jeito ao esforço físico indica alta probabilidade de que alguma lesão em sua coluna vertebral tenha ocorrido, e, por isso, o seu cuidado com esforços físicos deve ser redobrado.
B Explicar que, pela intensidade da dor vivenciada no período da queixa, existe alta probabilidade de haver lesão tecidual importante e, por isso, o seu cuidado com esforços físicos deve ser redobrado.
C Evitar explicações sobre o problema antes do resultado do exame de imagem para não haver precipitação e não criar expectativa errôneas.
D Explicar que a história e o exame físico indicam alta probabilidade de diagnóstico benigno e com boa resposta ao tratamento, independente do resultado do exame de imagem.
E Nenhuma das anteriores.

Essa pergunta também está no material:

Doenças da Coluna Vertebral
74 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta seria a alternativa B: Explicar que, pela intensidade da dor vivenciada no período da queixa, existe alta probabilidade de haver lesão tecidual importante e, por isso, o seu cuidado com esforços físicos deve ser redobrado. Essa alternativa é a mais adequada, pois a intensidade da dor relatada pela paciente sugere que há uma lesão tecidual importante, o que indica a necessidade de cuidados redobrados com esforços físicos. Além disso, é importante que a paciente entenda a gravidade do seu quadro e que siga as orientações médicas para evitar agravamento do problema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais