Buscar

Maria Antônia, 46 anos, auxiliar administrativo, casada e mãe de três filhos, procura a unidade de saúde em consulta médica agendada, referindo dor...

Maria Antônia, 46 anos, auxiliar administrativo, casada e mãe de três filhos, procura a unidade de saúde em consulta médica agendada, referindo dor nas costas há um ano, iniciada após ter dado 'mau jeito' ao levantar um balde de roupa. Não está de fazer seus afazeres domésticos. Apresenta discreta lordose ao exame físico, sem, no entanto, nenhuma alteração no exame neurológico. Na discussão com a equipe da unidade, a agente de saúde refere que visitou uma família de Maria Antônia após a primeira consulta e foi informada que a dor melhorou bastante, mas não conseguiu realizar o exame de imagem solicitado. A família estava preocupada, pois a dor foi muito forte e, por isso, temem que seja algo grave, e o caso foi trazido para a discussão da equipe aproveitando-se para realizar programação para o caso. A melhor opção de programação seria:

A Pedir apoio da equipe administrativa para esse caso, realizando contato com a central de agendamento para solicitar exame em caráter de urgência.
B Independentemente da melhora do sintoma, programar encaminhamento para a ortopedia, já que casos como esse devem ser sempre avaliados pelo especialista da área.
C Orientar a equipe sobre o aspecto provavelmente benigno do quadro apesar da intensidade da dor e programar a participação de Maria Antônia no grupo de caminhada.
D Cancelar a consulta de retorno já agendada, pois, sem o resultado do exame, a consulta não será produtiva.
E Nenhuma das anteriores.

Essa pergunta também está no material:

Doenças da Coluna VertebraL orto
74 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A melhor opção de programação seria a alternativa B: Independentemente da melhora do sintoma, programar encaminhamento para a ortopedia, já que casos como esse devem ser sempre avaliados pelo especialista da área. Embora a dor tenha melhorado, ela persiste há um ano e pode ser um sinal de um problema mais grave. Além disso, a dor nas costas pode ser causada por várias condições diferentes, algumas das quais podem exigir tratamento especializado. Portanto, encaminhar Maria Antônia para um especialista em ortopedia é a melhor opção para garantir que ela receba o tratamento adequado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais