Buscar

Os cavacos podem ser contínuos, descontínuos e segmentados. Em geral, cavacos contínuos aparecem durante a usinagem de materiais dúcteis, enquanto ...

Os cavacos podem ser contínuos, descontínuos e segmentados. Em geral, cavacos contínuos aparecem durante a usinagem de materiais dúcteis, enquanto os descontínuos surgem em consequência da formação de um fluxo de elementos de cavacos quebrados em pedaços durante a usinagem de materiais frágeis.

Sendo assim, imagine este cenário:


​​​​​​​Como você, na condição de líder, agiria para mudar essa situação de processo?

💡 1 Resposta

User badge image

Henrique Santana

Ao usinar um material dúctil, é normal a formação de cavacos contínuos, o que pode justificar o motivo pelo qual o cavaco se enrola na ferramenta de corte, provocando os solavancos. Nesse caso, para quebrar o cavaco, é necessário induzi-lo a uma curvatura, pois esta provocará a sua quebra.

Existem diversos meios de se obter cavacos descontínuos: pode-se reduzir o ângulo de saída de ferramenta de corte, diminuir a velocidade de corte ou aumentar a profundidade do corte. Contudo, alterações nos parâmetros podem provocar a queda de produtividade e de qualidade.

A utilização de ferramentas cortantes com quebra-cavacos moldados é a melhor opção para realizar a quebra dos cavacos. A utilização de fluido de corte com alta pressão também auxilia na remoção do cavaco da interface ferramenta-peça.

Lembrando que as ferramentas para operações de desbaste não são eficientes em operações de acabamento, e as ferramentas para operações de acabamento não são eficientes para operações de desbaste.

Resumindo: modificação da ferramenta de corte, passando a utilizar ferramentas com quebra-cavacos moldados.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais