Buscar

Como não temos sistema de medição perfeito, devemos considerar a existência dos erros de medição. Assim, o erro de medição está presente cada vez q...

Como não temos sistema de medição perfeito, devemos considerar a existência dos erros de medição. Assim, o erro de medição está presente cada vez que a indicação do sistema não coincide com o valor verdadeiro do mensurando.

 

GODOI, Thiago Baldasso de, GALAN, Crislaine Rodrigues. Controle de Qualidade e Metrologia. Maringá: UniCesumar, 2022.

 

 Sobre os erros de medição, analise as afirmações a seguir:


 

I. Por melhor que seja a qualidade do sistema de medição, por mais cuidadoso e habilidoso que seja o operador e por mais bem controladas que sejam as condições ambientais, ainda assim, em maior ou menor grau, o erro de medição estará presente.

II. Há diversos tipos de erros possíveis, mas são englobados, basicamente, em duas categorias: aleatórios e sistemáticos.

III. Um exemplo de erro grosseiro seria a má leitura das escalas ou dos ajustes imperfeitos do instrumento, ou seja, da imperícia ou desatenção da pessoa que está medindo.

IV. A fim de avaliarmos se um instrumento de medição é adequado para determinada função, é necessário estimar os erros sistemáticos e aleatórios do mesmo.

V. Um instrumento é considerado “exato” quando não possui erro sistemático e “preciso” quando o seu erro aleatório é pequeno.


É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


I e II, apenas.


Alternativa 2:


IV e V, apenas.


Alternativa 3:


III, IV e V, apenas.


Alternativa 4:


I, III, IV e V, apenas.


Alternativa 5:


I, II, III, IV e V.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 4: I, III, IV e V, apenas. Justificativa: I. Por melhor que seja a qualidade do sistema de medição, por mais cuidadoso e habilidoso que seja o operador e por mais bem controladas que sejam as condições ambientais, ainda assim, em maior ou menor grau, o erro de medição estará presente. III. Um exemplo de erro grosseiro seria a má leitura das escalas ou dos ajustes imperfeitos do instrumento, ou seja, da imperícia ou desatenção da pessoa que está medindo. IV. A fim de avaliarmos se um instrumento de medição é adequado para determinada função, é necessário estimar os erros sistemáticos e aleatórios do mesmo. V. Um instrumento é considerado “exato” quando não possui erro sistemático e “preciso” quando o seu erro aleatório é pequeno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando