Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. Conforme reconhecem as DCN, é frequente, nessa etapa, observar forte adesão aos padrões de comportamento dos jovens da mesma idade, o que é evidenciado pela forma de se vestir e também pela linguagem utilizada por eles. Isso requer dos educadores maior disposição para entender e dialogar com as formas próprias de expressão das culturas juvenis, cujos traços são mais visíveis, sobretudo, nas áreas urbanas mais densamente povoadas (BRASIL, 2010).

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Parece que você está buscando uma análise sobre a adolescência e suas implicações na educação. É importante entender que essa fase é marcada por mudanças significativas, tanto físicas quanto emocionais, que influenciam a identidade e a cultura dos jovens. Para atender a essas necessidades, as práticas escolares devem ser adaptadas, levando em consideração as singularidades dos adolescentes e suas formas de expressão. Os educadores precisam estar abertos ao diálogo e à compreensão das culturas juvenis, reconhecendo a influência dos grupos sociais e das tendências contemporâneas. Isso pode incluir a valorização das linguagens e estilos de vestir dos jovens, promovendo um ambiente escolar que respeite e integre essas expressões culturais. Assim, a educação se torna mais relevante e significativa para os alunos, contribuindo para seu desenvolvimento integral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O trecho apresentado refere-se à importância de compreender o adolescente como um sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. É importante que os educadores estejam dispostos a entender e dialogar com as formas próprias de expressão das culturas juvenis, que são mais visíveis nas áreas urbanas mais densamente povoadas. Essa compreensão é fundamental para que a escola possa atender às necessidades dos adolescentes e contribuir para o seu desenvolvimento integral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais são as responsabilidades dos entes federados na implementação da BNCC?

Qual é o campo de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento relacionados à manipulação, experimentação e exploração do espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos na Educação Infantil?

a) Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: EI01ET04 - Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
b) Campo de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: EI02ET04 - Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
c) Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: EI03ET06 - Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.

Ao longo do Ensino Fundamental, como o ensino de Arte deve contribuir para a formação integral dos alunos?

Quais são as competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental?

Quais são as unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades relacionadas ao ensino de Arte no Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano)?

Quais são as habilidades relacionadas à ginástica geral no contexto do ensino fundamental?

Quais são as habilidades relacionadas à leitura em língua inglesa para o 6º ano?

Quais são as habilidades relacionadas à produção oral em língua inglesa para o 6º ano?

Quais são as habilidades relacionadas à escrita em língua inglesa para o 6º ano?

Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

Mais conteúdos dessa disciplina