Buscar

A pesquisa é inerente ao processo histórico do Serviço Social, estando presente na sua formulação, na sua prática e na sua construção social e ideo...

A pesquisa é inerente ao processo histórico do Serviço Social, estando presente na sua formulação, na sua prática e na sua construção social e ideológica. Assim, muitas vezes a atuação do assistente social requer uma postura investigativa fundamentada na pesquisa e na problematização. 

Nesta situação, uma professora de graduação em Serviço Social, ciente da necessidade de estudar o serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade, leva seus alunos para realizar uma pesquisa em um abrigo do município, solicitando que eles façam observações e anotações para a posterior elaboração de um projeto de intervenção. 

Imagine que você atua como assistente social neste abrigo e, para ajudar os alunos, a professora solicita que você os oriente na realização da pesquisa.

Dessa forma, descreva e justifique as orientações necessárias para que os alunos coletem os dados do objetivo de pesquisa. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para que os alunos possam coletar os dados do objetivo de pesquisa, é necessário que eles tenham em mente algumas orientações importantes, tais como: 1. Definir claramente o objetivo da pesquisa, ou seja, o que se pretende investigar e quais são as questões que se deseja responder. 2. Escolher a metodologia adequada para a coleta de dados, levando em consideração o tipo de informação que se deseja obter e as características do público-alvo. 3. Selecionar os instrumentos de coleta de dados mais adequados, como questionários, entrevistas, observação participante, entre outros. 4. Garantir a confidencialidade e o anonimato dos participantes da pesquisa, respeitando os princípios éticos da profissão. 5. Realizar a coleta de dados de forma sistemática e organizada, registrando todas as informações relevantes e mantendo um diário de campo. 6. Analisar os dados coletados de forma crítica e reflexiva, buscando identificar as principais tendências e padrões que emergem da pesquisa. 7. Elaborar um relatório final que apresente os resultados da pesquisa de forma clara e objetiva, destacando as principais conclusões e recomendações para a intervenção no serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais