Logo Passei Direto
Buscar

Mecânica

Outros
Uma corda elástica, tendo como constante igual a 18 N/cm e considerando que as deformações da corda são elásticas até uma força de tração de intensidade 420 N e o máximo esforço que ela pode suportar, sem romper-se, é de 720 N. Quando amarramos um dos extremos da corda em uma árvore e puxamos o outro extremo com uma força de intensidade 420 N, a deformação será de 36 cm. Se substituirmos a árvore por um segundo indivíduo que puxe a corda também com uma força de intensidade 420 N, podemos afirmar que:

A A força de tração terá intensidade 840 N e a deformação será o dobro do caso da árvore.
B A força de tração do ponto inicial ao extremo da corda deverá ser considerada nula.
C A força de tração terá intensidade de 420 N e a deformação será a mesma do caso da árvore.
D A corda se romperá, no momento em que a intensidade de tração superar 720 N.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra A) A força de tração terá intensidade 840 N e a deformação será o dobro do caso da árvore. Explicação: A constante elástica da corda é de 18 N/cm, ou seja, a cada centímetro que a corda é esticada, ela exerce uma força de 18 N. Sabemos que a corda suporta uma força máxima de 720 N e que a deformação máxima é de 720/18 = 40 cm. No caso em que a corda é amarrada em uma árvore e puxada com uma força de 420 N, a deformação é de 36 cm, que é menor do que a deformação máxima de 40 cm. Portanto, a corda não se rompe e a força de tração é de 420 N. Se substituirmos a árvore por um segundo indivíduo que puxe a corda também com uma força de intensidade 420 N, a força de tração total será de 420 N + 420 N = 840 N. Como a corda é elástica, a deformação será o dobro do caso da árvore, ou seja, 36 cm x 2 = 72 cm. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[Laboratório Virtual - Queda Livre] Um objeto em Queda livre trata-se de um corpo que é abandonado verticalmente, onde este percorre uma trajetória em direção ao solo terrestre e sob influência apenas da força gravitacional, ou seja, sem considerar a resistência do ar. No experimento feito, podemos simplificar algumas equações para encontrarmos a velocidade de um corpo em queda livre. Com base no exposto e no experimento realizado, analise as sentenças a seguir:
I- Um corpo A de massa mA e um corpo B de massa mB = 2mA, quando em queda livre, soltos na mesma altura, possuíram velocidade de mesmo módulo ao atingirem o solo.
II- A velocidade de um objeto em queda livre é dada pelo produto da aceleração da gravidade pelo tempo (v = g.t).
III- Um corpo B possui o dobro da massa de um corpo A (mB = 2mA). Quando em queda livre, soltos na mesma altura, o corpo B atingirá o solo primeiro, pois possui massa maior que A.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina