Buscar

Como a indenização pode ser paga e o dano reparado? (A) Administrativa (ou amigável, ou consensual) A reparação se dá em razão de um acordo. O caus...

Como a indenização pode ser paga e o dano reparado?
(A) Administrativa (ou amigável, ou consensual) A reparação se dá em razão de um acordo. O causador do dano reconhece a existência dele, se comprometendo a pagar, e a vítima aceita o valor acordado. Para a pessoa jurídica de direito púbico fazer acordo é necessária previsão legal autorizando o acordo. Ocorre que a Administração somente faz o que a lei manda e o interesse público é indisponível. Exemplo1: A Lei do Processo Administrativo do Estado de São Paulo prevê a possibilidade de acordo. Por sua vez, a pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços públicos pode fazer acordo como, quando e com quem quiser. (B) Judicial Se não houver (ou não for possível) o acordo, a vítima deverá ajuizar uma ação judicial para ter o dano reparado. Essa ação judicial é apelidada de “ação de indenização”, “ação de reparação de danos”, etc.
Se não há acordo e a vítima ajuíza uma ação judicial de reparação de danos, há divergência quanto a quem será o réu. Vejamos as correntes: 1ª Corrente (minoritária – Hely Lopes Meirelles): A ação somente pode ser proposta em face da pessoa jurídica de cuja estrutura o causador do dano faça parte. 2ª corrente (MAJORITÁRIA – Celso Antônio Bandeira de Melo e José dos Santos Carvalho Filho): a vítima do dano pode ajuizar a ação em face do agente causador do dano ou da pessoa jurídica de cuja estrutura o causador do dano faça parte.
Qual é o prazo que a vítima tem para entrar com a ação judicial pleiteando a reparação do dano? Se há o direito de ação para pedir a reparação do dano, há a prescrição deste direito. Aqui deparamo-nos com duas possibilidades: (A) Pessoas jurídicas de direito público Se uma pessoa jurídica de direito público produziu o dano, o prazo prescricional é de 05 anos, contados da data do ato ou fato que se originaram (prescrição quinquenal) (art. 1º, Dec. 20.910/32). (B) Pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos Se uma pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços públicos produziu o dano, o prazo prescricional também é de 05 anos (art. 1º-C, Lei 9.494/97).

Essa pergunta também está no material:

Aula 10 - Responsabilidade do Estado II e Servicos Publicos I
15 pág.

Direito Administrativo I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A indenização pode ser paga e o dano reparado de duas formas: administrativa (ou amigável, ou consensual) e judicial. Na forma administrativa, a reparação se dá em razão de um acordo entre o causador do dano e a vítima, onde o causador do dano reconhece a existência dele, se comprometendo a pagar, e a vítima aceita o valor acordado. Já na forma judicial, se não houver (ou não for possível) o acordo, a vítima deverá ajuizar uma ação judicial para ter o dano reparado. O prazo para a vítima entrar com a ação judicial pleiteando a reparação do dano é de 5 anos, contados da data do ato ou fato que se originaram.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais