Buscar

Questão 4/5 - Teoria da História Leia o extrato de texto a seguir: “Chamava-se Domenico Scandella, conhecido por Menocchio. Nascera em 1532 [...]...

Questão 4/5 - Teoria da História Leia o extrato de texto a seguir: “Chamava-se Domenico Scandella, conhecido por Menocchio. Nascera em 1532 [...] em Montereale, uma pequena aldeia nas colinas do Friuli [...]. Mas era principalmente moleiro; usava as vestimentas tradicionais de moleiro – veste, capa e capuz de lã branca. E foi assim, vestido de branco, que se apresentou para o julgamento”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GINZBURG, C. O Queijo e os Vermes. São Paulo: Cia. das Letras, 1987. p. 37. No trecho acima, extraído do livro O Queijo e os Vermes, o historiador italiano Carlo Ginzburg introduz uma das suas principais pesquisas. Considerando esse trecho e os conteúdos do livro-base Teoria da História sobre o método proposto por Ginzburg, assinale a alternativa correta: A Segundo autor, os historiadores trabalhariam como lixeiros, escavando a história e separando os indícios inúteis das preciosidades perdidas. B Para Ginzburg, o trabalho da historiografia seria similar àquele dos jornalistas, que elencam fatos de uma maneira neutra e isenta. C O autor defende a perspectiva de que o historiador trabalha como um artista, criando livremente suas narrativas. D O historiador italiano entende que o trabalho da História é como aquele do sacerdote em virtude da sacralidade dos documentos utilizados. E Ginzburg compara o trabalho do historiador com o de um investigador em busca dos indícios para solucionar um crime.

A Segundo autor, os historiadores trabalhariam como lixeiros, escavando a história e separando os indícios inúteis das preciosidades perdidas.
B Para Ginzburg, o trabalho da historiografia seria similar àquele dos jornalistas, que elencam fatos de uma maneira neutra e isenta.
C O autor defende a perspectiva de que o historiador trabalha como um artista, criando livremente suas narrativas.
D O historiador italiano entende que o trabalho da História é como aquele do sacerdote em virtude da sacralidade dos documentos utilizados.
E Ginzburg compara o trabalho do historiador com o de um investigador em busca dos indícios para solucionar um crime.

Essa pergunta também está no material:

APOL TEORIA DA HISTÓRIA 1
5 pág.

Teoria da Historia 4° Semestre Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Ginzburg compara o trabalho do historiador com o de um investigador em busca dos indícios para solucionar um crime". Isso porque, segundo Ginzburg, o trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive, que busca pistas e indícios para reconstruir os eventos do passado. Ele propõe uma abordagem micro-histórica, que se concentra em indivíduos e eventos específicos, em vez de uma abordagem macro-histórica, que se concentra em tendências e padrões mais amplos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais