Buscar

A leitura é uma atividade exclusivamente humana que permite acesso a infinito conhecimento e está intimamente ligada ao processo de aprendizagem. S...

A leitura é uma atividade exclusivamente humana que permite acesso a infinito conhecimento e está intimamente ligada ao processo de aprendizagem. Segundo o último levantamento do IBGE (2018), existem 11,3 milhões de analfabetos no Brasil. Sobre o analfabetismo funcional, é correto afirmar:

a. São consideradas analfabetas funcionais as pessoas que não têm acesso à tecnologia, sendo esta a principal forma de erradicação do analfabetismo funcional.
b. São consideradas analfabetas funcionais as pessoas que não aprenderam a fazer uso de inovações tecnológicas como e-mail e Facebook.
c. São consideradas analfabetas funcionais as pessoas que não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. É importante não confundir analfabeto com analfabeto funcional. Analfabetas são as pessoas que não conhecem o alfabeto ou não sabem ler nem escrever; já as analfabetas funcionais são as que sabem ler e escrever, mas não são capazes de interpretar o texto que leem. Essa parte da população corresponde a 30% dos brasileiros que têm entre 15 e 64 anos (AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, 2018).
d. São consideradas analfabetas funcionais as pessoas que não concluíram o ensino profissionalizante.
e. São consideradas analfabetas funcionais as pessoas que não concluíram o ensino fundamental.

Essa pergunta também está no material:

Introdução à EaD
10 pág.

Introdução ao Ead Faculdade Pitágoras de Belo HorizonteFaculdade Pitágoras de Belo Horizonte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c: "São consideradas analfabetas funcionais as pessoas que não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. É importante não confundir analfabeto com analfabeto funcional. Analfabetas são as pessoas que não conhecem o alfabeto ou não sabem ler nem escrever; já as analfabetas funcionais são as que sabem ler e escrever, mas não são capazes de interpretar o texto que leem. Essa parte da população corresponde a 30% dos brasileiros que têm entre 15 e 64 anos (AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, 2018)."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais