Buscar

A base social de geração de excedente no sistema feudal baseava-se na coerção política e econômica das classes dominantes, em busca de garantir pri...

A base social de geração de excedente no sistema feudal baseava-se na coerção política e econômica das classes dominantes, em busca de garantir privilégios e ampliar seus domínios territoriais. Sobre essa base social, analise as seguintes sentenças:

I- Ao clero era determinado as atribuições espirituais, tanto aos camponeses quanto à nobreza, e acomodando os seus interesses políticos ou econômicos.
II- Dada as diferentes modalidades de servos, que permitiam certas liberdades e níveis de renda, havia forte mobilidade social.
III- Aos Senhores das Terras pertenciam as terras e suas produtividades, acumulando riquezas também com impostos.
IV-Vassalos eram chamados os religiosos que abdicavam de sua missão e que buscavam liberdade em suas escolhas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - As sentenças I e III estão corretas. A sentença I está correta, pois o clero tinha um papel importante na organização social e política do feudalismo, sendo responsável por atribuições espirituais tanto para camponeses quanto para a nobreza, e muitas vezes acomodando seus interesses políticos e econômicos. A sentença III também está correta, pois os Senhores das Terras eram os proprietários das terras e suas produtividades, acumulando riquezas também com impostos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais