Buscar

A linguagem utilizada nos processos comunicativos está associada à sociedade e à cultura. Portanto, o conteúdo, a forma e os suportes utilizados pe...

A linguagem utilizada nos processos comunicativos está associada à sociedade e à cultura. Portanto, o conteúdo, a forma e os suportes utilizados pelos homens para emitir uma mensagem estão em conformidade com os contextos histórico e sociocultural. Isso explica as mudanças ocorridas na comunicação humana. Dessa forma, para compreender uma determinada linguagem, é necessário que ela seja devidamente contextualizada. Assim sendo, considerando a linguagem e o contexto sociocultural em que ela se inscreve, pode-se inferir que:
a) A linguagem sempre teve a finalidade de transmitir informações, porém, com a evolução do pensamento humano, ela passou a representar, também, ideias filosóficas.
b) Com os avanços tecnológicos, a linguagem tem se renovado constantemente, substituindo formas de linguagem mais antigas, que não atendem aos interesses do homem moderno.
c) A linguagem corporal foi muito utilizada no período pré-histórico, porém, quando os homens adquiriram a habilidade de falar, ela se tornou acessória nos processos comunicativos.
d) Os tambores africanos são utilizados em cerimônias ritualísticas que estabelecem uma relação do homem com a natureza e, por isso, não representam formas de linguagem.
e) As artes são linguagens utilizadas para provocar emoção no espectador, não devendo ser consideradas como instrumentos de informação e de concepções filosóficas.
a) A linguagem sempre teve a finalidade de transmitir informações, porém, com a evolução do pensamento humano, ela passou a representar, também, ideias filosóficas.

Essa pergunta também está no material:

prova oficina
8 pág.

Oficina Literária

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, pode-se inferir que a alternativa correta é a letra a) "A linguagem sempre teve a finalidade de transmitir informações, porém, com a evolução do pensamento humano, ela passou a representar, também, ideias filosóficas". O texto destaca que a linguagem está associada à sociedade e à cultura, e que seu conteúdo, forma e suportes estão em conformidade com os contextos histórico e sociocultural. Além disso, o texto menciona que a linguagem evoluiu com o pensamento humano, passando a representar ideias filosóficas, além de transmitir informações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais