Buscar

A mensagem a ser transmitida precisa estar adequada ao contexto da comunicação. Assim, o produtor de um texto deve levar em consideração quem é o r...

A mensagem a ser transmitida precisa estar adequada ao contexto da comunicação. Assim, o produtor de um texto deve levar em consideração quem é o receptor da mensagem, qual o suporte (veículo) utilizado na comunicação e que objetivo deve ser alcançado pelo texto. Dessa forma, o gênero textual é fundamental para a elaboração da mensagem. Ao leitor cabe analisar os elementos linguísticos utilizados, bem como os elementos extralinguísticos que contextualizam a mensagem, a fim de interpretar corretamente o texto recepcionado. Considerando a adequação do gênero textual na produção dos textos, pode-se inferir que:
a) Bulas de remédio não devem ser apresentadas em textos longos, pois elas poderão se tornar cansativas para o leitor, que deixará de ler informações importantes sobre o medicamento e, assim, poderá ficar sujeito a reações adversas.
b) Com o avanço da tecnologia e a constante utilização de mídias eletrônicas, aceita-se que quaisquer documentos sejam enviados por computadores e celulares, o que facilita a transmissão da mensagem.
c) As mensagens emitidas por placas de trânsito devem ser elaboradas com signos verbais e não verbais, a fim de que os receptores não tenham dúvidas sobre os riscos de acidentes que eles correm ao utilizar vias públicas.
d) Outdoors devem utilizar apenas signos não verbais, pois os receptores, normalmente, encontram-se distantes desses suportes e não poderão ler signos verbais nele impressos, tornando a propaganda ineficaz.
e) Textos informativos, como jornais, utilizam os signos não verbais com o objetivo de complementar a informação transmitida, pois as imagens possibilitam que o leitor apreenda a realidade mais rapidamente.
c) As mensagens emitidas por placas de trânsito devem ser elaboradas com signos verbais e não verbais, a fim de que os receptores não tenham dúvidas sobre os riscos de acidentes que eles correm ao utilizar vias públicas.

Essa pergunta também está no material:

prova oficina
8 pág.

Oficina Literária

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) As mensagens emitidas por placas de trânsito devem ser elaboradas com signos verbais e não verbais, a fim de que os receptores não tenham dúvidas sobre os riscos de acidentes que eles correm ao utilizar vias públicas. Isso porque as placas de trânsito são um exemplo de gênero textual que utiliza tanto elementos verbais quanto não verbais para transmitir a mensagem de forma clara e objetiva, garantindo a segurança dos usuários das vias públicas. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas sobre a adequação do gênero textual na produção de textos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais