Buscar

Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seção tra...

Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seção transversal. Os esforços internos correspondentes de cada lado da seção seccionada são iguais e contrários, pois correspondem uma ação e a reação correspondente. Sobre os esforços internos em vigas, analise as sentenças a seguir:
O diagrama de esforço cortante (DEC) de uma viga, no ponto em que está submetida a um momento fletor concentrado, apresentará descontinuidade no ponto do carregamento.
O diagrama de momento fletor (DMF) de uma viga, no ponto em que está submetida a um momento concentrado, apresentará descontinuidade no ponto do carregamento, com valor distinto do momento concentrado, em seu ponto de aplicação.
A presença de rótulas na estrutura faz com que os esforços horizontais e verticais sejam transferidos, mas não transferem os esforços de momento fletor, portanto no nó rotulado, o diagrama de momento fletor é necessariamente zero.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual ESTRUTURA ISOSTÁTICA
8 pág.

Estruturas Isostáticas Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As sentenças II e III estão corretas. A sentença I está incorreta, pois o diagrama de esforço cortante (DEC) de uma viga, no ponto em que está submetida a um momento fletor concentrado, apresentará uma descontinuidade no ponto do carregamento, mas o valor do esforço cortante em ambos os lados da descontinuidade será o mesmo. A sentença II está correta, pois o diagrama de momento fletor (DMF) de uma viga, no ponto em que está submetida a um momento concentrado, apresentará uma descontinuidade no ponto do carregamento, com valor distinto do momento concentrado, em seu ponto de aplicação. A sentença III está correta, pois a presença de rótulas na estrutura faz com que os esforços horizontais e verticais sejam transferidos, mas não transferem os esforços de momento fletor, portanto no nó rotulado, o diagrama de momento fletor é necessariamente zero.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais