Buscar

Uma escola que reunisse na mesma sala meninos e meninas com um ensino de viés laico e que respeitasse o desenvolvimento psico-biológico dos alunos....

Uma escola que reunisse na mesma sala meninos e meninas com um ensino de viés laico e que respeitasse o desenvolvimento psico-biológico dos alunos. Articulação entre o ensino e a sociedade em seu momento histórico, o Estado oferecendo a educação nos diversos níveis. Com estas e outras propostas, em 1932 são lançadas as bases para uma educação mais adequada ao povo brasileiro. Estas ideias e posições não foram bem recebidas, contudo seus entusiastas seguiram e contribuíram para demarcar o campo educacional no Brasil e o distinguir dos demais. É correto aferir e indicar que:

Estas ideias foram fruto de um movimento social surgido dos operários fiéis a Vargas, que implementou através de leis federais novas regras para educação.
Estas ideias são propostas dos Pioneiros da Educação Nova sendo declaradas no Manifesto dos Pioneiros, que angariou simpatias em vários setores sociais efetivando mudanças na educação.
Uma aliança entre patões e trabalhadores levou a tencionar o governo a realizar mudanças na educação, tendo sido a Carta do Rio, o documento definitivo para detonar as mudanças.
A ala progressista da Igreja Católica reformou o pensamento e difundiu por todo território estes ideais conquistando a sociedade civil provocando mudanças estruturais na educação.
Esta foi uma luta realizada pelos comunistas, que contaram com o apoio de Vargas e assim lançaram seu manifesto da educação comunista, conquistando, sobretudo as grandes cidades.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 03
3 pág.

Fundamentos Socioantropológicos da Educação Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: Estas ideias são propostas dos Pioneiros da Educação Nova sendo declaradas no Manifesto dos Pioneiros, que angariou simpatias em vários setores sociais efetivando mudanças na educação. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um documento elaborado em 1932 por um grupo de educadores brasileiros, liderados por Fernando de Azevedo, que defendia uma educação laica, gratuita, obrigatória e de qualidade para todos os brasileiros. O manifesto teve grande repercussão na época e influenciou a elaboração da Constituição de 1934, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino primário e a gratuidade do ensino público em todo o país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais