Buscar

Leia o excerto a seguir: “ O tecido conectivo se distribui ao longo do pulmão em três sistemas de fibras: peribroncovascular, subpleural e intralob...

Leia o excerto a seguir: “ O tecido conectivo se distribui ao longo do pulmão em três sistemas de fibras: peribroncovascular, subpleural e intralobular. Eles cumprem basicamente duas funções: manter as vias aéreas e os vasos pérvios e permitir a troca gasosa, pois faz a interface entre o alvéolo e o capilar.” Fonte: VALERI, C. B. Doença Pulmonar Intersticial. Medicinanet, 2009. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2020. (Adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre padrões e ciladas radiológicas cardiorrespiratórias, analise as afirmativas a seguir. I. Para as doenças com padrão intersticial, a radiografia é mais sensível que a tomografia computadorizada. II. Edema pulmonar e infiltração neoplásica são exemplos de doenças que aparecem com padrão septal de maneira crônica. III. A imagem conhecida como “faveolamento”, vista no padrão cístico, é característica quando os alvéolos são substituídos por cistos de paredes espessas. IV. Histoplasmose, varicela, sarcoidose e silicose são exemplos de doenças que caracterizam pelo aparecimento de nódulos. V. As opacidades em vidro fosco são um tipo de padrão intersticial que têm origens bem específicas. Está correto apenas o que se afirma em:
I. Para as doenças com padrão intersticial, a radiografia é mais sensível que a tomografia computadorizada.
II. Edema pulmonar e infiltração neoplásica são exemplos de doenças que aparecem com padrão septal de maneira crônica.
III. A imagem conhecida como “faveolamento”, vista no padrão cístico, é característica quando os alvéolos são substituídos por cistos de paredes espessas.
IV. Histoplasmose, varicela, sarcoidose e silicose são exemplos de doenças que caracterizam pelo aparecimento de nódulos.
V. As opacidades em vidro fosco são um tipo de padrão intersticial que têm origens bem específicas.
III e IV
I e V
II e III

Essa pergunta também está no material:

EXAMES COMPLEMENTARES
10 pág.

Exames Complementares Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: III e IV. A afirmativa III está correta, pois o faveolamento é um padrão cístico que ocorre quando os alvéolos são substituídos por cistos de paredes espessas. A afirmativa IV também está correta, pois as doenças citadas (histoplasmose, varicela, sarcoidose e silicose) são exemplos de doenças que caracterizam pelo aparecimento de nódulos. As outras afirmativas estão incorretas, pois: - A afirmativa I está incorreta, pois a tomografia computadorizada é mais sensível que a radiografia para detectar doenças com padrão intersticial. - A afirmativa II está incorreta, pois o edema pulmonar e a infiltração neoplásica são exemplos de doenças que aparecem com padrão alveolar, e não com padrão septal. - A afirmativa V está incorreta, pois as opacidades em vidro fosco podem ter diversas origens e não são exclusivas de um tipo de padrão intersticial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais