Buscar

Atente-se para o seguinte texto: "Hoje é um dia mais longo que ontem. Amanhã será mais comprido que hoje. A diferença é imperceptível. Segundo o cl...

Atente-se para o seguinte texto:
"Hoje é um dia mais longo que ontem. Amanhã será mais comprido que hoje. A diferença é imperceptível. Segundo o climatologista Rodrigo Abarca del Rio, do Centro Espacial de Toulouse, na França, dentro de um século o dia ficará meio milionésimo de segundo mais longo. Del Rio descobriu esse fato comparando o aumento da temperatura do planeta nos últimos cinquenta anos com o aumento da velocidade dos ventos. 'O calor acelera os ventos que giram em direção oposta à rotação da Terra. Com isso, tendem a brecá-la, por atrito. O resultado é que o planeta roda mais devagar.' Assim, as tradicionais 24 horas de um dia - que é o tempo que a Terra leva para dar um giro completo - vão aumentando aos poucos".
No texto apresentado, há palavras como "um", "vinte e quatro", "cinquenta", entre outras. Essas palavras são chamadas numerais. Assim, os numerais são palavras que indicam quantidades, ordem de sucessão, parte e multiplicação de quantidades.
Com relação aos numerais, assinale a alternativa CORRETA:
A Os numerais ordinais são invariáveis quando equivalem a um substantivo.
B Os numerais multiplicativos designam um conjunto de pessoas ou coisas.
C Os numerais fracionários expressam aumento proporcional da quantidade.
D Os numerais fracionários concordam com os cardinais que indicam o número das partes.

Essa pergunta também está no material:

Morfologia da Língua Portuguesa Avaliação Final (Objetiva)
10 pág.

Morfologia da Língua Portuguesa Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No texto apresentado, há palavras como "um", "vinte e quatro", "cinquenta", entre outras. Essas palavras são chamadas numerais. Assim, os numerais são palavras que indicam quantidades, ordem de sucessão, parte e multiplicação de quantidades. Com relação aos numerais, a alternativa CORRETA é a letra D: Os numerais fracionários concordam com os cardinais que indicam o número das partes. Os numerais fracionários são aqueles que expressam uma quantidade que é uma fração de um inteiro, como 1/2, 1/3, 1/4, etc. Eles concordam com os numerais cardinais que indicam o número das partes, como "um terço", "dois quintos", "três quartos", etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais