Buscar

pelo texto e pela figura, analise as seguintes afirmativas: I. O termo glicose-6-fosfato significa que o grupo fosfato está ligado de forma covalen...

pelo texto e pela figura, analise as seguintes afirmativas:
I. O termo glicose-6-fosfato significa que o grupo fosfato está ligado de forma covalente ao carbono 6 da glicose.
II. A fosforilação desestabiliza a estrutura da glicose, facilitando as outras reações químicas que utilizam a glicose como substrato.
III. A adição do grupo fosfato não é necessária para reter a glicose dentro das células, pois a glicose livre, uma vez dentro da célula, perde afinidade pelo GLUT.
IV. Na etapa da glicólise, a glicose-6-fosfato passa por uma série de reações químicas, todas catalisadas por enzimas, resultando no final duas moléculas de piruvato.
Com base nas informações do texto e da figura, bem como nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a)III e IV, apenas.
b)I e II, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I, II e IV, apenas.
e)II, III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Av1 - Bioquímica Aplicada À Saúde
5 pág.

Bioquímica Aplicada AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) I, II e IV, apenas.". I. O termo glicose-6-fosfato significa que o grupo fosfato está ligado de forma covalente ao carbono 6 da glicose. Essa afirmação está correta, pois o nome "glicose-6-fosfato" indica que o grupo fosfato está ligado ao carbono 6 da glicose. II. A fosforilação desestabiliza a estrutura da glicose, facilitando as outras reações químicas que utilizam a glicose como substrato. Essa afirmação está correta, pois a fosforilação da glicose a torna mais reativa e instável, facilitando as reações subsequentes. III. A adição do grupo fosfato não é necessária para reter a glicose dentro das células, pois a glicose livre, uma vez dentro da célula, perde afinidade pelo GLUT. Essa afirmação está incorreta, pois a adição do grupo fosfato é necessária para reter a glicose dentro das células, já que a glicose fosforilada não pode sair da célula através dos transportadores de glicose (GLUT). IV. Na etapa da glicólise, a glicose-6-fosfato passa por uma série de reações químicas, todas catalisadas por enzimas, resultando no final duas moléculas de piruvato. Essa afirmação está correta, pois a glicose-6-fosfato é uma das moléculas que participam da glicólise, sendo convertida em duas moléculas de piruvato através de uma série de reações catalisadas por enzimas. Portanto, a alternativa correta é a letra "d) I, II e IV, apenas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais