Buscar

Resumo bioquímica aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Degradação de nucleotídeos- ocorre nos enterócitos, I.D.
Polinucleotídeos estão presentes em todos os alimentos com exceção dos minerais
Nucleotídeos o papel mais importante é a constituição dos ácidos nucleicos (DNA, RNA). São fontes de energia (atp). Segundo mensageiro (um hormônio e o primeiro mensageiro, para dar o aviso aqui dentro que o hormônio deu pra celular vai precisar de um segundo mensageiro- cálcio). Componentes estruturais ou cofatores
Endonucleases vão quebrar a molécula de polinucleotídeo e vão transformá –lasem oligonucleotídeos, Fosfodiesteroses vão converter esse oligonucleotídeo em nucleosídeo, Nucleosídeo pela ação dos foforilases quebram e formam riboses ou desoxirribose e bases nitrogenadas.
As bases nitrogenadas purinas (4N) quando são metabolizadas formam ác. Úrico e esse ác. Úrico vai sair de 2 formar xixi e coco.
Pirimidicas (2N) são convertidas em um derivado e depois em amônia e CO2 e vai para o CU. 
Acontece com ác. Nucléico da dieta e os velhos.
Alterações metabólicas doenças de acúmulo = ERROS inatos de metabolismo – são distúrbios que são gerados pela mutações e que alteram suas vias metabólicas.
Mutações 
Mutação na região codificante
RNA instável
Proteínas normais em condições anormais
Teste do pezinho( fanilcetonúria, metabolismo de aminoácidos, hipotireoidismo congênito e hemoglobino patias)
Triagem neonatal conj. De ações preventivas que vão permitir você diagnosticar qlqr. Alteração para realizar uma intervenção o mis rápido possível p/ evitar sequelas.
Síndrome de lash-nyhan (associado ao metabolismo das purinas)-acumulo de ác. Úrico
 Distubios motores, auto agressão e mutilação, paralisia cerebral.
Tem a proteína normal mais é superestimulada, tratamento com alopurinol.
A GOTA é uma resposta inflamatória é a mesma cousas ↑ ác. Úrico, não tem causa genética, acontece qnd. Adulto.
Antiinflamatório e algo que depure essa ureia, e dieta.
Ciclo da Ureia Degradação de Aminoácidos
Durante a síntese e degradação das proteínas, os aminoácidos que não forem necessários à produção de novas proteínas sofrerão degradação oxidativa; quando há uma ingestão muito superior à demanda corporal, os aminoácidos são degradados, pois não podem ser armazenados; durante jejum excessivo ou na diabetes melito, quando os AA estão inacessíveis ou não conseguem ser utilizados adequadamente, as proteínas corporais são catabolizadas como forma de energia.
Nessas situações, os aminoácidos perdem seus grupos amino e os α-cetoácidos (“esqueletos de carbono”) podem sofrer oxidação a CO2 e H2O. Os esqueletos de carbono podem, também, fornecer formas carbônicas com 3 ou 4 carbonos, que serão convertidas em glicose para suprir a necessidade energética.
Os aminoácidos possuem um grupo amino e, portanto, para poder participar de processos catabólicos, precisam perder esse grupo.
A maior parte dos aminoácidos é metabolizada no fígado. Parte da amônia, assim gerada, é reciclada e empregada em uma grande variedade de processos biossintéticos. A amônia em excesso é transportada até o fígado (na forma de grupos amino) para a conversão em ureia para a excreção.
A excreção do Nitrogênio e o Ciclo da Ureia 
A ureia é produzida a partir da amônia nas mitocôndrias dos hepatócitos, por meio do ciclo da ureia.
A amônia, presente no interior da matriz das mitocôndrias hepática é reunida com CO2 (na forma de HCO3-) produzido pelo ciclo de Krebs para formar o carbamoil fosfato. Essa reação, dependente de ATP, é catalisada pela enzima carbamoil fosfato sintetase I, uma enzima regulatória. 
O Ciclo da Ureia possui 4 passos enzimáticos: 
 ( ocorre na mitocondia ) A ornitina recebe o grupo carbamil (do carbamil fosfato) forma a citrulina. Essa reação é catalisada pela enzima ornitina-transcarbamoilase
CO2 + H2O = H2CO3 // H2CO3 = H+ + HCO3- (BICARBONATO)
(Mitocondria) Um segundo grupo amido, originado do aspartato, é adicionado à citrulina, formando argininosuccinato. (síntese de citrulina transferência do grupo carbamail para ornitina)
(no citosol) Essa reação é catalisada pela enzima citosólica arginino succinato sintetase, e consome ATP. (síntese de arginino succinato citrulina + asp= argininosuccinato
O argininsuccinato é rompido por uma argininosuccinase, liberando arginina e fumarato. (quebra de argininosuccinato) arg suc arginina + furamato)
A enzima citosólica arginase hidrolisa a arginina, formando ornitina e ureia.
Distúrbios metabólicos relacionados ao Ciclo da Ureia
Manifestam mais tarde com lesões digestivas neurológicas; sucção fraca; recusa alimentar; vômito; convulsão não responsiva a glicose ou cálcio; estado letárgico ou comatoso. agudas que se manifestam nos recém-nascidos e têm sérias sequelas neurológicas, e as formas que se Sintomas gerais de distúrbios metabólicos no ciclo da ureia: Tremores, fala arrastada e visão turva; as formas 
PROVA: qual molécula que relaciona o CK com o CU?
CO2 e furamato
SALIVA
-Tem função de homeostase bucal, contribuindo para a estabilidade do Ph e flora orais. Seu pH em jejum ou alimentado e de aproximadamente 6,8 (pH acido)podendo estar entre 5-8. A saliva e involuntária, sendo estimulada ou não ela se produz naturalmente. Quando a saliva e estimulada (pH 7.2) por comida, cheiro, por massagem nas glândulas, a saliva fica alcalina.
-O fluxo também pode alterar a concentração de alguns íons da saliva, se o fluxo salivar aumentar, os íons de Sódio, Bicarbonato também aumentam, por outro lado, as concentrações de Fosfato e Magnésio diminuem, o Potássio (K+ ) não sofre alteração, e outros possuem concentrações instáveis, como o Cloro e o Cálcio. 
-A saliva e composta por: cálcio, fosforo, proteína, enzimas e carboidratos e são esses compostos que vão determinar suas variadas funções garantindo as condições de saúde na cavidade oral. Em tais funções, temos a ação digestiva (provocada pelas enzimas digestivas encontradas na cavidade oral), temos uma função lubrificantes ocasionando o menor atrito entre as estruturas facilitando a deglutição e a fala, atua também na solubilização dos alimentos, apresenta ação bactericida, mantêm uma faixa de pH neutro constante devido aos seu efeito tampão e a saliva atua também na remineralização do dente.
- a capacidade tampão da saliva (CTS) e a propriedade da saliva manter o seu pH constante a 6,9-7.0, graça aos seus tampões, mucinato, mucina. Susceptível a carie (CTS=40), mais capacidade de ter carie (menos que 40)(prescrever chiclete, mastigar durante 10 min por dia), difícil de ter carie, resistente (maior q 40).
-Função: desmineralização, lubrificação, função protetora, proteção mecânica (lubrificar alimentos), proteção química (regular o pH, evitar lesões-CTS), proteção antimicrobiana (propriedade antiseptica e imunitárias, “arraste de bactérias” e toxinas. 
- A saliva tem grande influência no processo carioso e na rigidez do tecido periodontal. Em humanos é relativamente comum caso de XEROSTOMIA por diminuição ou falta de secreção salivar quando então de observa um aumento no índice de carie, com rápida destruição dos dentes. 
Carie: 
Composição do sangue influencia a composição da saliva. O flúor e igual em qualquer saliva. A saliva e melhor para prevenir carie. Bircabonato (a mais importante da saliva), fosfato em maior quantidade na saliva.
- Na primeira infância e comum e utilização da mamadeira noturna sendo uma pratica frequente a adição de açúcar no leite. Com o passar do tempo, o paciente apresenta o que chama de carie precoce na infância. Isso ocorre porque logo em seguida que os bebes mamam, eles adormecem, sem higiene bucal, causando a carie. O mesmo está ligada com a frequência de mamadas e a falta de limpeza do dente após a mesma. A higiene e o meio mais simples e eficaz para prevenir. 
- a xerostomia e o consumo excessivo de medicamentos, retarda a produção de saliva, sendo umas das causas da carie. 
Estimulo para a secreção da saliva.
-psíquicos: cor, odor, sabor, estado emocional; físico: mastigação, intervençãoodontológica; químico: presença de alimentos ácidos, básicos, doces, salgados, medicamentos na boca.
-fatores que afetam o fluxo salivar não estimulado; alta hidratação corporal, alto fluxo salivar não estimulado. (FLUXO SALIVRA: em pé -produz mais salivas; deitado-menos saliva)

Outros materiais