Buscar

Os axônios cobertos de mielina são chamados de axônios mielinizados; aqueles não cobertos são chamados de axônios não mielinizados. Em certos inter...

Os axônios cobertos de mielina são chamados de axônios mielinizados; aqueles não cobertos são chamados de axônios não mielinizados. Em certos intervalos dos axônios mielinizados, no entanto, a membrana axonal não está mielinizada, expondo-a ao fluido circundante. Como são chamados estes intervalos? E qual é a sua função?
Esses pontos não mielinizados do axônio são chamados de Nódulos de Ranvier e separam os segmentos do axônio mielinizado (os nódulos têm cerca de 1-2 mm de comprimento, o segmento mielinizado é de cerca de 1 mm). Esses nódulos ajudam na velocidade de condução, fazendo com que o impulso nervoso passe de um nódulo para o outro.

Essa pergunta também está no material:

gabarito (2)
14 pág.

Neuropsicologia Fundamentos da Aprendizagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os intervalos não mielinizados dos axônios mielinizados são chamados de Nódulos de Ranvier. Sua função é ajudar na velocidade de condução do impulso nervoso, permitindo que ele salte de um nódulo para outro, o que é conhecido como condução saltatória. Isso torna a transmissão do impulso nervoso mais rápida e eficiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais