Logo Passei Direto
Buscar
Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador?

A Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.
B Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade, visando a uma cultura erudita.
C Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.
D Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à pergunta sobre a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador, vamos analisar cada alternativa: A) Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano. - Esta alternativa destaca a reflexão crítica sobre valores e concepções, que é uma das principais contribuições da Filosofia da Educação. B) Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade, visando a uma cultura erudita. - Embora o conhecimento histórico seja importante, a Filosofia da Educação foca mais na reflexão crítica do que apenas no domínio do conhecimento. C) Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada. - Essa alternativa não se relaciona diretamente com a formação do educador, mas sim com a vida pessoal. D) Atender à necessidade de organização do pensamento com vistas a um melhor desempenho didático-pedagógico. - Embora a organização do pensamento seja importante, a Filosofia da Educação vai além do desempenho didático, envolvendo uma reflexão mais profunda sobre valores e concepções. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa a contribuição da Filosofia da Educação para a formação do educador é: A) Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador é ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano. Portanto, a alternativa correta é a letra A. Através da Filosofia da Educação, o educador pode refletir sobre as questões éticas, políticas e sociais que envolvem a educação, buscando compreender as diferentes concepções de homem, sociedade e educação, e assim, desenvolver uma prática pedagógica mais crítica e reflexiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Anísio Teixeira (1900-1971), nascido na cidade de Caetité, no interior da Bahia, foi um jurista, intelectual e educador responsável por difundir os conceitos e valores do pedagogo norte-americano John Dewey e da Escola Nova. As suas contribuições para o pensamento educacional brasileiro e para mudanças concretas na prática e legislações de ensino foram centrais no desenvolvimento da educação brasileira. Sobre o legado de Anísio Teixeira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, ele se dedicou a viabilizar a adaptação à realidade brasileira e a vislumbrar a concretização prática dos ideais escolanovistas, por meio da qual preconizava o ensino público, gratuito, obrigatório, integral e laico.
( ) Contribuiu significativamente na reforma do ensino no Estado da Bahia e no Rio de Janeiro, e em 1935 foi o personagem fundamental na consolidação da Universidade do Distrito Federal - UDF.
( ) Para Teixeira, o financiamento estatal do ensino é secundário, pois, tal como o americano John Dewey, afirmava que o investimento deveria ser do setor privado, alavancando assim um país com escolas de alto padrão.
( ) A escola secundária, especialmente o Ensino Superior, é para o autor a mais importante escola do sistema de educação, ao ponto de que o Ensino Superior deveria ser o centro dos maiores investimentos de uma nação e a chave para o crescimento econômico e social.
A F - F - F - V.
B V - F - V - V.
C F - V - F - F.
D V - V - F - F.

Quando falamos de sociedades ágrafas, ou sem escrita, é importante ter em mente algumas características que elas têm em comum. Apesar das diferenças culturais de cada grupo étnico, podemos, de modo geral, elencar tais características comuns. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- As trocas econômicas são naturais, não sendo necessário o uso de moedas como símbolo econômico.
II- Grande parte da divisão do trabalho é sexual, assim como é bem presente e explícita a divisão de classes.
III- Questões ligadas à caça e à pesca são normalmente atribuídas aos homens e de preparo do alimento e coleta de frutos e grãos às mulheres.
IV- A baixa estatura dos membros das sociedades ágrafas é uma característica comum em praticamente todos os grupos.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Com poderes espirituais, econômicos e políticos, as autoridades da Igreja Católica tornaram-se personagens importantes nas sociedades medievais. Isso podia ser sentido tanto na vida pública quanto na privada, como no trabalho (que era abençoado pelos padres) e no lazer (já que a maioria das festas tinha um motivo religioso). Sobre o desenvolvimento da educação no Império Ocidental, assinale a alternativa CORRETA:
A Renascença do Quattrocento refere-se ao período em que para fortalecer e unificar o Império Franco, Carlos Magno realizou uma reforma na educação, caracterizando-se como uma espécie de renascimento das letras e das artes.
B Escolas Monásticas representam que a educação também se desenvolveu através dos monges, que tinham uma vida consagrada a Deus, ao estudo e à meditação.
C A Educação Patrística era o pensamento cristão europeu na Idade Média e representa o último período do pensamento hegemônico da Igreja em toda a Europa.
D A Escolástica teve caráter apologético e combateu o paganismo e as heresias que circulavam nos primeiros séculos do cristianismo.
A
B
C
D

A ordem dos jesuítas, criada em 1534, pelo espanhol Inácio de Loyola, foi o principal instrumento de evangelização dos povos da América, Ásia e África. Além disso, os jesuítas se empenhavam em trazer de volta à Igreja Católica aqueles que haviam aderido ao reformismo protestante. Sobre os jesuítas e a sua participação no campo educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Desenvolveram as regras codificadas no Ratio Studiorum, que se aplicavam aos cursos de: Studia inferiora (letras humanas, filosofia e ciência) e Studia superiora (Tecnologia e ciências sagradas).
( ) Os jesuítas eram bastante exig
A V - F - V.
B F - F - V.
C F - V - F.
D V - V - F.

Sobre o ensino técnico no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
O ensino técnico no Brasil possui uma grande importância, mesmo por vezes não reconhecida, ele se iniciou ainda no século XIX, com instituições em diversos pontos do país.
Uma das principais instituições era o Liceu de Artes e Ofícios, da capital de São Paulo. O Governo Federal começou a fundar escolas agrícolas para formar técnicos agropecuários, como também as escolas técnicas federais, para formar técnicos industriais.
O conhecimento, passado pelos profissionais mais antigos aos mais jovens, sem passar pela escola, perde espaço em um mercado de trabalho competitivo e que exige a excelência na qualidade dos produtos.
A O ensino técnico no Brasil possui uma grande importância, mesmo por vezes não reconhecida, ele se iniciou ainda no século XIX, com instituições em diversos pontos do país.
B Uma das principais instituições era o Liceu de Artes e Ofícios, da capital de São Paulo. O Governo Federal começou a fundar escolas agrícolas para formar técnicos agropecuários, como também as escolas técnicas federais, para formar técnicos industriais.
C O conhecimento, passado pelos profissionais mais antigos aos mais jovens, sem passar pela escola, perde espaço em um mercado de trabalho competitivo e que exige a excelência na qualidade dos produtos.
D As escolas técnicas foram renomeadas como CONETs - Coordenação Nacional de Educação Tecnológica -, que atualmente se transformaram nas Universidades Estaduais Tecnológicas (UET).

Segundo o pensamento de Comte, o conhecimento é considerado 'positivo' quando possui a seguinte característica:

A Religiosidade.
B Alteridade.
C Previsibilidade.
D Subjetividade.

Com base nos trechos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
Do direito de cada indivíduo a sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais.
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
A Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
B Libertário, pois pregava o fim do Estado.
C Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
D Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina