Buscar

Com base no conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, a respeito da Epistemologia Genética, a teoria de Jean Piaget, analise as afirmativas a ...

Com base no conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, a respeito da Epistemologia Genética, a teoria de Jean Piaget, analise as afirmativas a seguir: I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende. II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social. III – Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto. IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. São corretas as afirmativas:
D - II e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa II está correta: “Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. Em suas pesquisas, esse estudioso observou que crianças com semelhantes faixas etárias cometiam os mesmos erros.” (p. 128-129).
Também a afirmativa IV está correta, pois, “Piaget questionava tanto as teses que afirmavam ser o conhecimento de origem inata quanto aquelas que acreditavam ser fruto de estimulações provenientes do mundo externo, como se o conhecimento fosse uma cópia direta da realidade. Para ele, só podemos conhecer por meio de interações no ambiente, num intercâmbio de trocas recíprocas sujeito—meio.” (p. 128 a 130).
A afirmativa I é incorreta, pois “Na teoria piagetiana, o conceito de ADAPTAÇÃO ou EQUILÍBRIO é muito importante; segundo Davis e Oliveira (1994, p. 37), ‘é o alicerce da teoria de Piaget’.” (p. 128 a 135), assim como é incorreta a afirmativa III: “Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. Em suas pesquisas, esse estudioso observou que crianças com semelhantes faixas etárias cometiam os mesmos erros.” (p. 128 a 130).

Essa pergunta também está no material:

APOL EM CASA 1 TENTATIVA  08010 2017 FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
92 pág.

Fundamentos Psicológicos da Educação Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, a respeito da Epistemologia Genética, a teoria de Jean Piaget, as afirmativas corretas são II e IV apenas, conforme indicado na questão. A afirmativa II está correta, pois Piaget baseou sua teoria na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social. Já a afirmativa IV também está correta, pois Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. As afirmativas I e III estão incorretas, pois na teoria de Piaget, conceitos como adaptação são fundamentais e ele aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, com enfoque principal no desenvolvimento infantil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais