Buscar

Sobre o contexto e as influências de Karl Marx no desenvolvimento das bases do materialismo histórico, quais das afirmacoes abaixo são verdadeiras?...

Sobre o contexto e as influências de Karl Marx no desenvolvimento das bases do materialismo histórico, quais das afirmacoes abaixo são verdadeiras?
I. Diferentemente do positivismo e do historicismo, a proposta de Marx não apenas se colocava criticamente em relação ao Estado Nacional burguês, mas assumia abertamente a posição favorável à visão de mundo das classes dominadas, que no século XIX eram principalmente os operários.
II. Totalmente articulado com as forças e conflitos de sua época, o materialismo histórico introduziu o conceito de revolução na história, compreendendo que tal conceito seria a chave para explicar as transformações históricas vivenciadas no mundo contemporâneo.
IV. Marx se apropriou do conceito de dialética de Hegel (que o restringia ao mundo das ideias), e o transformou em um conceito concreto (material), definindo que realidade histórica é sempre contraditória.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Todas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Simulado 2
4 pág.

Introdução ao Estudo da História Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas são: I. Diferentemente do positivismo e do historicismo, a proposta de Marx não apenas se colocava criticamente em relação ao Estado Nacional burguês, mas assumia abertamente a posição favorável à visão de mundo das classes dominadas, que no século XIX eram principalmente os operários. II. Totalmente articulado com as forças e conflitos de sua época, o materialismo histórico introduziu o conceito de revolução na história, compreendendo que tal conceito seria a chave para explicar as transformações históricas vivenciadas no mundo contemporâneo. IV. Marx se apropriou do conceito de dialética de Hegel (que o restringia ao mundo das ideias), e o transformou em um conceito concreto (material), definindo que realidade histórica é sempre contraditória. Portanto, a alternativa correta é: Apenas I, II e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais