Buscar

Marcel Mauss foi um sociólogo e antropólogo ligado ao surgimento da Escola Francesa. Sobrinho de Durkheim, trabalhou algum tempo com o tio. É autor...

Marcel Mauss foi um sociólogo e antropólogo ligado ao surgimento da Escola Francesa. Sobrinho de Durkheim, trabalhou algum tempo com o tio. É autor de obras importantes, como 'ensaio sobre a dádiva', publicado em 1924. Nesta, constrói a categoria de dádiva. A respeito da noção de dádiva, assinale a alternativa CORRETA:
A- Para Mauss, indicava as maneiras pelas quais eram concebidas as representações e fatos sociais, sendo elas externas e possuindo um caráter coercitivo sobre os indivíduos e toda a sociedade.
B- As relações em torno da Dádiva indicavam formas rituais de interação religiosa entre os membros de uma mesma sociedade, dando poder aos indivíduos mais velhos destes lugares determinados.
C- Para Mauss, indicava tipos de relações de reciprocidade em torno do dar e receber, que são fundamentais na vida social, organizadas e hierarquizadas na forma de obrigações conforme os locais e a história.
D- Indicam relações sociais focalizadas na troca de comportamentos entre diferentes países, resultando naquilo que se chamou de aculturação, isto é, a mistura de culturas distintas.

Essa pergunta também está no material:

Prova II Antropologia Social
6 pág.

Antropologia I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Para Mauss, a noção de dádiva indicava tipos de relações de reciprocidade em torno do dar e receber, que são fundamentais na vida social, organizadas e hierarquizadas na forma de obrigações conforme os locais e a história.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais