Logo Passei Direto
Buscar
Em relação aos métodos de avaliação, podemos afirmar:
a. Paciente padronizado é o paciente (criança, adolescente, adulto, idoso) que concordou em protagonizar o seu próprio quadro clínico, às vezes, com pequenas modificações propositais, com finalidade educacional. Esses indivíduos não representam outras pessoas nas situações simuladas, agem e respondem aos questionamentos a partir de suas próprias informações médicas e sociais.
b. Paciente simulado envolve pacientes simulando uma doença com a finalidade de ensino ou de avaliação.
c. Questões abertas ou fechadas (múltipla-escolha) não avaliam o raciocínio clínico através da discussão de casos clínicos.
d. Durante a simulação, os estudantes são expostos a diferentes situações que podem ser localizadas em contexto hospitalar ou na comunidade, proporcionando-lhes oportunidades para mobilizar competências, tomar decisões, comunicar, trabalhar em equipe e gerir os cuidados de um paciente simulado, substituindo a prática clínica.
e. Avaliação cognitiva é suficiente nos cursos de profissões a saúde.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D: Durante a simulação, os estudantes são expostos a diferentes situações que podem ser localizadas em contexto hospitalar ou na comunidade, proporcionando-lhes oportunidades para mobilizar competências, tomar decisões, comunicar, trabalhar em equipe e gerir os cuidados de um paciente simulado, substituindo a prática clínica. As outras alternativas estão incorretas: a. Paciente padronizado é o paciente (criança, adolescente, adulto, idoso) que concordou em protagonizar o seu próprio quadro clínico, às vezes, com pequenas modificações propositais, com finalidade educacional. Esses indivíduos não representam outras pessoas nas situações simuladas, agem e respondem aos questionamentos a partir de suas próprias informações médicas e sociais. (Incorreta, pois se refere ao paciente padronizado, não aos métodos de avaliação) b. Paciente simulado envolve pacientes simulando uma doença com a finalidade de ensino ou de avaliação. (Incorreta, pois se refere ao paciente simulado, não aos métodos de avaliação) c. Questões abertas ou fechadas (múltipla-escolha) não avaliam o raciocínio clínico através da discussão de casos clínicos. (Incorreta, pois é uma afirmação falsa, já que as questões podem ser elaboradas para avaliar o raciocínio clínico) e. Avaliação cognitiva é suficiente nos cursos de profissões a saúde. (Incorreta, pois é uma afirmação falsa, já que a avaliação cognitiva não é suficiente para avaliar todas as habilidades necessárias para a prática profissional em saúde)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à avaliação em campo de prática, indique a alternativa correta.
a. O Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) permite a avaliação estruturada de um procedimento (sutura, intubação orotraqueal) durante a simulação e em campos de prática.
b. O Mini-CEX serve tanto para avaliação somativa como formativa.
c. O Mini-CEX serve tanto para avaliação formativa durante a simulação quanto em campos de prática.
d. O Mini-CEX foi testado e validado para utilização em enfermaria e atenção secundária, não sendo útil na atenção primária.
e. O Mini-CEX é uma ferramenta válida e a aplicação de quatro vezes por aluno tem um coeficiente de confiabilidade de 0,8.

Como deve ser um feedback efetivo?

a. instigante, listando os pontos negativos
b. oportuno e baseado em observação direta
c. claro e amplo para incluir todos os pontos observados de forma geral
d. estimulante e detalhado
e. oportuno e baseado em fatos relatados por colegas ao longo do turno

Em relação aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), é correto afirmar:

a. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) não sugerem posologia, pois cabe ao médico definir.
b. Os PCDT são documentos que estabelecem os critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS.
c. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são baseados em sugestões da população e dos gestores e consideram o custo-efetividade das tecnologias recomendadas.
d. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são baseados em evidência científica e consideram somente critérios de eficácia, e não o custo-efetividade das tecnologias recomendadas.
e. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) não precisam ser seguidos pelos médicos do SUS, que devem elaborar seu próprio protocolo de tratamento.

Segundo o relatório Lalonde, podemos afirmar sobre os determinantes de saúde que

a. o estilo de vida não influencia a saúde populacional.
b. para uma excelente saúde populacional, o conhecimento técnico do médico e a estrutura física do atendimento são suficientes.
c. conhecimento biológico é suficiente para garantir uma boa saúde populacional.
d. a assistência médica focada em tratar doentes é insuficiente para garantir a saúde populacional, sendo necessário incluir a prevenção de doenças.
e. a assistência à saúde é o único determinante social a influenciar a saúde, se baseado no conhecimento biológico.

Mais conteúdos dessa disciplina