Buscar

Uma das organelas que compõem o sistema de endomembranas é retículo endoplasmático. Uma das funções do retículo consiste na síntese de proteínas e ...

Uma das organelas que compõem o sistema de endomembranas é retículo endoplasmático. Uma das funções do retículo consiste na síntese de proteínas e lipídeos. Sobre as características e funções do retículo endoplasmático, assinale a alternativa:
A) Uma porção do retículo endoplasmático apresenta lisossomos aderidos, e por isso ele é dividido em liso e rugoso.
B) As células especializadas em secretar proteínas possuem uma grande quantidade de retículo endoplasmático liso.
C) A maior parte das substâncias produzidas no retículo endoplasmático tem por destino outra organela do sistema.
D) A localização do retículo endoplasmático varia de célula para célula, mas normalmente está próximo a membrana plasmática.
E) O retículo endoplasmático rugoso costuma ser a organela mais abundante nas células especializadas em secretar lipídeos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) As células especializadas em secretar proteínas possuem uma grande quantidade de retículo endoplasmático liso. Isso ocorre porque o retículo endoplasmático liso é responsável pela síntese de lipídeos e pela desintoxicação celular, enquanto o retículo endoplasmático rugoso é responsável pela síntese de proteínas. As células que produzem e secretam proteínas, como as células do pâncreas, possuem uma grande quantidade de retículo endoplasmático liso para atender a essa demanda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais