Buscar

Considereocasoemqueumapessoamenordeidade,cujospaissãoadeptosdedenominaçãoreligiosaquenão admite transfusão de sangue, tendo sofrido acidente de que...

Considereocasoemqueumapessoamenordeidade,cujospaissãoadeptosdedenominaçãoreligiosaquenão admite transfusão de sangue, tendo sofrido acidente de que necessita de referido procedimento para sobreviver, nãoassentindoospaiscomacondutamédicanecessária,ohospitaldecideassimmesmorealizar,emrespeitoao direitofundamentalàvida. Nasituaçãonarrada,assinaleaalternativacorretaquantoàirrenunciabilidadedosdireitosfundamentais.

a) Osdireitosfundamentaispodemserrenunciadostemporariamente,desdequehajaumajustificativaválida,mesmoemsetratandodemenor.
b) Osdireitosfundamentaissãoabsolutosenãopodemserrenunciadossobnenhuma circunstância,aindamaisnocasonarrado,porquesetratademenor.
c) Osdireitosfundamentaispodemserrenunciadosemtrocadebenefíciosmateriaisouprivilégios.
d) Osdireitosfundamentaispodemserrenunciadospormeiodeumprocessolegalformal.
e) Osdireitosfundamentaispodemserrenunciadosvoluntariamente,desdequenãoprejudiquemterceiros.

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Av1 - Direito Público
3 pág.

Direito Público Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) Os direitos fundamentais são absolutos e não podem ser renunciados sob nenhuma circunstância, ainda mais no caso narrado, por se tratar de menor de idade. O direito à vida é um direito fundamental e, portanto, irrenunciável. Mesmo que os pais sejam adeptos de uma religião que não permita transfusão de sangue, o hospital deve realizar o procedimento necessário para salvar a vida do menor, em respeito ao direito fundamental à vida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais