Buscar

A abordagem crítica acerca da Geografia pode ser compreendida como um movimento científico de renovação teórica e metodológica do pensamento geográ...

A abordagem crítica acerca da Geografia pode ser compreendida como um movimento científico de renovação teórica e metodológica do pensamento geográfico. Sobre algumas características e especificidades da Geografia Crítica, analise as afirmações abaixo:
I – O principal expoente da Geografia Crítica no Brasil é o professor e geógrafo Milton Santos.
II – a Geografia Crítica é assim nomeada pois faz crítica à todas outras correntes da Geografia.
III – A maioria dos autores da Geografia Crítica assumem uma postura comprometida com as transformações sociais, com o combate às desigualdades e com a libertação humana por meio do conhecimento.
IV – A obra Geografia Ativa (1966), de Pierre George, Yves Lacoste, Bernard Kayser e Raymond Guglielmo, é uma representação do movimento científico de renovação crítica da Geografia.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II está correta.

Essa pergunta também está no material:

CATEGORIAS E CONCEITOS DA GEOGRAFIA - ATIVIDADE DE ESTUDO 02
10 pág.

Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia Universidade Estadual do PiauíUniversidade Estadual do Piauí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Apenas I e III estão corretas. I - O principal expoente da Geografia Crítica no Brasil é o professor e geógrafo Milton Santos. Essa afirmação está correta, pois Milton Santos é considerado o principal expoente da Geografia Crítica no Brasil. II - A Geografia Crítica é assim nomeada pois faz crítica à todas outras correntes da Geografia. Essa afirmação está incorreta, pois a Geografia Crítica não é nomeada assim por fazer crítica a todas as outras correntes da Geografia, mas sim por fazer uma crítica à Geografia Tradicional. III - A maioria dos autores da Geografia Crítica assumem uma postura comprometida com as transformações sociais, com o combate às desigualdades e com a libertação humana por meio do conhecimento. Essa afirmação está correta, pois a Geografia Crítica tem como objetivo a transformação social e a luta contra as desigualdades. IV - A obra Geografia Ativa (1966), de Pierre George, Yves Lacoste, Bernard Kayser e Raymond Guglielmo, é uma representação do movimento científico de renovação crítica da Geografia. Essa afirmação está incorreta, pois a obra Geografia Ativa não é uma representação do movimento científico de renovação crítica da Geografia, mas sim uma obra que representa a Geografia Tradicional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais