Buscar

Umas das mais marcantes características do período colonial americano é a utilização de mão de obra escrava africana em regiões como o Brasil e o C...

Umas das mais marcantes características do período colonial americano é a utilização de mão de obra escrava africana em regiões como o Brasil e o Caribe. Porém, ao nos depararmos com a principal modalidade de trabalho na América Espanhola – México e Peru, sobretudo – observamos a predominância do trabalho indígena compulsório. Assinale abaixo a alternativa INCORRETA:
A mão de obra indígena foi utilizada no México e no Peru, pelo fato dos povos já conhecerem seu espaço e as técnicas necessárias para a extração de ouro e prata. Os espanhóis se aproveitaram dos conhecimentos locais e escravizaram os indígenas.
a. A mão de obra indígena foi utilizada no México e no Peru, pelo fato dos povos já conhecerem seu espaço e as técnicas necessárias para a extração de ouro e prata. Os espanhóis se aproveitaram dos conhecimentos locais e escravizaram os indígenas.
b. A Espanha decidiu não utilizar mão de obra africana, pelo fato de suas colônias na África estarem localizadas na África subsaariana, região pobre em metais preciosas, dos quais os africanos não dominavam a mineração e metalurgia, não sendo propícios para o trabalho nas minas.
c. Brasil e Caribe foram áreas de grande produção de cana-de-açúcar, e a mão de obra negra foi amplamente utilizada nessas áreas. No caso do Caribe, por estar na rota do tráfico negreiro, seu povo foi dizimado pelos espanhóis ainda no início da colonização. Já o Brasil, além de estar inserido na rota do tráfico negreiro, era o principal comprador de escravos dos portugueses, que proibiram a escravidão indígena nos primeiros anos do século XVI, com o objetivo de obrigar os latifundiários brasileiros a comprar negros escravizados. No caso espanhol, são inúmeros os fatores que impossibilitaram o comércio de mão de obra africana. Primeiramente, pelo fato da Espanha não possuir colônias na África assim como Portugal, ou seja, não era rentável para a Espanha, além de não existir a possibilidade, já que os espanhóis teriam um excedente populacional nas regiões dominadas e se utilizaram desses povos como escravos, pela facilidade de obtenção, e pelo trabalho empregado, o de mineração de ouro e prata, trabalho que os povos pré-colombianos desempenhavam com grande destreza.

Essa pergunta também está no material:

Historia da America Colonial
8 pág.

História Universidade SalvadorUniversidade Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra B. A Espanha utilizou mão de obra africana em suas colônias americanas, principalmente nas regiões de mineração de ouro e prata, como no caso do Peru. A justificativa apresentada na alternativa B é falsa, pois a África subsaariana é rica em metais preciosos e os africanos possuíam conhecimentos em mineração e metalurgia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais