Buscar

O emprego de pressões positivas, amplamente difundido na prática clínica, apresenta como objetivos principais: reexpansão pulmonar, auxílio na remo...

O emprego de pressões positivas, amplamente difundido na prática clínica, apresenta como objetivos principais: reexpansão pulmonar, auxílio na remoção de secreções das vias aéreas (higiene broncopulmonar), treinamento muscular e suporte ventilatório não invasivo. Diante do exposto, analise as afirmativas.
I. As indicações da aplicação da ELPR (Expiração Lenta prolongada) são: remoção das secreções das vias aéreas distais e desinsuflação pulmonar em crianças.
II. Os geradores de pressão não gravitacionais (lineares) são dispositivos no qual a PEEP não pode ser qualificada e quantificada, já que seus valores independem do fluxo expiratório do paciente.
III. Uma das alterações da PEEP na função hemodinâmica cerebral é a redução do retorno venoso cerebral devido ao aumento da pressão intratorácica com consequente aumento da pressão intracraniana.
IV. A base fisiológica da remoção de muco brônquico, com a aplicação da Drenagem autógena (DA), se faz com: uma combinação de controle respiratório com respiração a vários volumes pulmonares, iniciando com alto volume pulmonar, seguindo com médio e finalizando com baixo volume pulmonar (Descolar, deslocar e eliminar).
V. A posição em decúbito lateral, colocando o pulmão afetado em desinsuflação pulmonar passiva, é empregada na técnica de exercício de fluxo inspiratório prolongado (EDIC) com objetivo de abertura das vias aéreas e facilitação do deslocamento do muco de segmentos distais do pulmão.

Essa pergunta também está no material:

Prova de pneumo claretiano 2021-01
5 pág.

Pneumologia Centro Universitário ClaretianoCentro Universitário Claretiano

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: III. Uma das alterações da PEEP na função hemodinâmica cerebral é a redução do retorno venoso cerebral devido ao aumento da pressão intratorácica com consequente aumento da pressão intracraniana. As outras afirmativas estão incorretas: I. As indicações da aplicação da ELPR (Expiração Lenta prolongada) são: remoção das secreções das vias aéreas distais e desinsuflação pulmonar em crianças. (Incorreta, pois a ELPR é uma técnica de fisioterapia respiratória que consiste em prolongar a expiração para melhorar a ventilação pulmonar e não tem relação com a remoção de secreções das vias aéreas distais). II. Os geradores de pressão não gravitacionais (lineares) são dispositivos no qual a PEEP não pode ser qualificada e quantificada, já que seus valores independem do fluxo expiratório do paciente. (Incorreta, pois a PEEP pode ser qualificada e quantificada em geradores de pressão não gravitacionais). IV. A base fisiológica da remoção de muco brônquico, com a aplicação da Drenagem autógena (DA), se faz com: uma combinação de controle respiratório com respiração a vários volumes pulmonares, iniciando com alto volume pulmonar, seguindo com médio e finalizando com baixo volume pulmonar (Descolar, deslocar e eliminar). (Incorreta, pois a Drenagem Autógena não é realizada com respiração a vários volumes pulmonares, mas sim com técnicas manuais de vibração e percussão torácica). V. A posição em decúbito lateral, colocando o pulmão afetado em desinsuflação pulmonar passiva, é empregada na técnica de exercício de fluxo inspiratório prolongado (EDIC) com objetivo de abertura das vias aéreas e facilitação do deslocamento do muco de segmentos distais do pulmão. (Incorreta, pois a posição em decúbito lateral é empregada na técnica de drenagem postural, que consiste em posicionar o paciente em diferentes posições para facilitar a remoção de secreções das vias aéreas).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais