Buscar

I - Quando as deformações não ultrapassam o limite de proporcionalidade (ponto P), a relação entre a tensão e a deformação deixa de ser linear (reg...

I - Quando as deformações não ultrapassam o limite de proporcionalidade (ponto P), a relação entre a tensão e a deformação deixa de ser linear (região de DEFORMAÇÃO ELÁSTICA), produzindo-se deformação permanente → a chamada DEFORMAÇÃO PLÁSTICA.
II - Deformação elástica: é reversível, ou seja, quando a carga é retirada, o corpo de prova volta às suas dimensões originais. Sob carga, as distâncias interatômicas se expandem, mas são ocupam novas posições na rede cristalina. Na curva σ x ε, a região elástica é a parte linear inicial do gráfico.
III - Deformação plástica: é irreversível, ou seja, quando a carga é retirada, o corpo de prova não recupera as suas dimensões originais. Sob carga, os átomos mantêm suas posições em relação aos vizinhos originais.

A asserção I é falsa e a II, verdadeira se a II justificar a I.
As asserções I e II são verdadeiras.
A asserção I é falsa e a II verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

PRV - Prova_ 2024A - Ciências dos Materiais (67534) - Eng Ambiental e Sanitaria
10 pág.

Ciência dos Materiais Universidade Católica de PetrópolisUniversidade Católica de Petrópolis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: "A asserção I é falsa e a II verdadeira." A primeira afirmação é falsa, pois a relação entre tensão e deformação continua sendo linear até o ponto P, que é o limite de proporcionalidade. A partir desse ponto, a deformação passa a ser plástica e a relação entre tensão e deformação deixa de ser linear. A segunda afirmação é verdadeira, pois a deformação elástica é reversível, ou seja, quando a carga é retirada, o corpo de prova volta às suas dimensões originais. Na curva σ x ε, a região elástica é a parte linear inicial do gráfico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais