Buscar

a) A glicina, pela nomenclatura oficial, é denominada ácido amino etanóico devido à sua estrutura básica de ácido carboxílico (etanóico) com um gru...

a) A glicina, pela nomenclatura oficial, é denominada ácido amino etanóico devido à sua estrutura básica de ácido carboxílico (etanóico) com um grupo amino ligado ao carbono alfa. Por analogia, a leucina, um aminoácido essencial, pode ser nomeada de acordo com sua estrutura química, que é o ácido α-aminoisocapróico.
b) A glicina e a leucina não apresentam isomeria óptica, pois ambas não possuem carbono assimétrico (carbono quiral) em sua estrutura. A isomeria óptica ocorre quando um composto possui um carbono assimétrico, isto é, um carbono que está ligado a quatro substituintes diferentes. Essa configuração possibilita a existência de isômeros enantioméricos que são capazes de desviar o plano da luz polarizada. No entanto, nenhum dos aminoácidos fornecidos possui essa característica em sua estrutura, portanto, nenhum deles apresenta isomeria óptica.

Essa pergunta também está no material:

PRV - Prova_ 2024A - Química Orgânica (67533) - Eng
9 pág.

Quimica Organica Ambiental Universidade Católica de PetrópolisUniversidade Católica de Petrópolis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa a) está correta. A glicina é um aminoácido que possui uma estrutura básica de ácido carboxílico (etanóico) com um grupo amino ligado ao carbono alfa, sendo denominada ácido amino etanóico pela nomenclatura oficial. A leucina, por sua vez, pode ser nomeada de acordo com sua estrutura química, que é o ácido α-aminoisocapróico. Já a alternativa b) está incorreta, pois a glicina e a leucina apresentam isomeria óptica sim, mas são aminoácidos que não possuem carbono assimétrico (carbono quiral) em sua estrutura, o que impossibilita a existência de isômeros enantioméricos capazes de desviar o plano da luz polarizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais