Buscar

Os céticos sustentavam que não podemos ter certeza acerca de nada, uma vez que nossas faculdades de conhecimento são falhas e as teorias científica...

Os céticos sustentavam que não podemos ter certeza acerca de nada, uma vez que nossas faculdades de conhecimento são falhas e as teorias científicas que formulamos incompletas e sujeitas ao erro. Diante disto, Descartes propõe-se à:
1. Encontrar uma certeza básica que reafirme os princípios do ceticismo e refuta as teorias da ciência moderna.
2. Encontrar uma certeza básica que refute a ciência moderna e o ceticismo.
3. Encontrar uma certeza básica, imune às dúvidas céticas, que possa servir de base e fundamento para a construção da nova teoria científica.
4. Encontrar uma certeza básica que corrobore as dúvidas céticas.
5. Encontrar meios de se conciliar a tradição com o pensamento mais elevado a fim de podermos ter clareza das experiências sensíveis que nos permite conhecer.
Somente a afirmativa 3 está correta.

Essa pergunta também está no material:

47 pág.

Filosofia da Educação Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a alternativa correta é a 3. Descartes propôs encontrar uma certeza básica, imune às dúvidas céticas, que pudesse servir de base e fundamento para a construção da nova teoria científica. Essa certeza básica é conhecida como "Cogito, ergo sum" ("Penso, logo existo"), que afirma que a única coisa que podemos ter certeza é que existimos, pois estamos pensando. A partir dessa certeza, Descartes construiu sua filosofia e teoria do conhecimento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais