Buscar

Sabe-se que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança depende, dentre várias questões, do desenvolvimento harmonioso e integrado de dife...

Sabe-se que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança depende, dentre várias questões, do desenvolvimento harmonioso e integrado de diferentes regiões do sistema nervoso central bem como, do ambiente que a cerca. As lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição das atividades primitivas que incluem alguns reflexos, que podem passar a dominar a atividade motora desta criança. Diante de uma afecção das estruturas neurológicas, a criança apresentará dificuldades em realizar movimentos voluntários como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e até mesmo andar. Assinale a afirmativa que endossa o texto acima:
A- O atraso nas aquisições das posturas mais elevadas e complexas bem como de uma motricidade mais elaborada sugere que deve-se esperar que o controle reflexo primitivo e postural amadureça.
B- A criança já possui bom desenvolvimento motor quando alcança o nível cortical da motricidade visto que apresenta o controle do movimento voluntário e equilíbrio. Lesões neste nível impedem a inibição dos reflexos primitivos.
C- O reflexo de Sucção e de Moro quando estão presentes indicam o funcionamento normal do 4º nível de integração motora (cortical) que demonstra o amadurecimento funcional descendente das estruturas neurológicas pela mielinização.
D- No 4º nível de integração motora (cortical) é desencadeado um grupo de atividades reflexas denominadas reações de endireitamento que permitem a realização de atividades com nível de complexidade moderado como no rolar.
E- A criança precisa preservar as aquisições reflexas primitivas que são mediadas pelo 1º nível de integração motora (medular), pois formam a base do desenvolvimento motor a fim de que ocorra a evolução normal das habilidades motoras.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando de saúde da criança
37 pág.

Saúde da Criança Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa que endossa o texto acima é a letra B: "A criança já possui bom desenvolvimento motor quando alcança o nível cortical da motricidade visto que apresenta o controle do movimento voluntário e equilíbrio. Lesões neste nível impedem a inibição dos reflexos primitivos." O texto afirma que lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição das atividades primitivas que incluem alguns reflexos, que podem passar a dominar a atividade motora desta criança. Portanto, a criança apresentará dificuldades em realizar movimentos voluntários como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e até mesmo andar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais