Buscar

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88) estabeleceu em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios p...

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88) estabeleceu em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista.

Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Confira a seguir.

​​​​​​​Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é classificada pela doutrina como uma Constituição sintética, pois consagra princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros típicos do modelo socialista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais