Buscar

Suponha que o BC adote a seguinte função de reação: Metas para agregados monetários: Bom para países em que o BC tem pouca credibilidade e capacida...

Suponha que o BC adote a seguinte função de reação:
Metas para agregados monetários: Bom para países em que o BC tem pouca credibilidade e capacidade analítica (meta monetária é muito fácil de se executar e dados monetários estão prontamente diponíveis). Ao contrário do sistema de metas de inflação, que exige um grau muito grande de transparência, credibilidade e previsibilidade. Tem-se mostrado menos eficiente do que o sistema de metas de inflação na estabilização de preços, porque o multiplicador monetário e a velocidade renda da inflação têm se mostrado muito instáveis.
Câmbio Fixo: A política monetária é “importada” de um país estrangeiro cujo ciclo de negócio é potencialmente diferente, assim como o ajuste da taxa real de câmbio recai sobre os preços domésticos. Além disso, existe a possibilidade de ataques especulativos se houver perda de confiança no regime cambial e abre espaço para efeitos sobre os preços. É bom para países com pouca credibilidade no combate à inflação. O sistema de metas de inflação permite uma política monetária independente e permite o uso de um regime de câmbio flexível, o que ajuda a proteger o país de choques reais e exige muita credibilidade para funcionar.
a) Compare com outros regimes de política monetária, como metas para agregados monetários ou câmbio fixo (1,0)?
b) Metas para agregados monetários: Bom para países em que o BC tem pouca credibilidade e capacidade analítica (meta monetária é muito fácil de se executar e dados monetários estão prontamente diponíveis). Ao contrário do sistema de metas de inflação, que exige um grau muito grande de transparência, credibilidade e previsibilidade. Tem-se mostrado menos eficiente do que o sistema de metas de inflação na estabilização de preços, porque o multiplicador monetário e a velocidade renda da inflação têm se mostrado muito instáveis.
c) Ao desenvolver a regra, Taylor considerou que outros eventos poderiam estar afetando a economia, como crises cambiais por exemplo. Mas argumentou que esta regra era uma forma útil de pensar em política monetária. No entanto, podemos ver pelo momento atual que passa a economia brasileira que o câmbio pode ser um fator importante na redução de preços e deve ser levado em consideração. A dívida pública também deve ser levada em consideração, pois como nos últimos anos, boa parte da dívida pode estar indexada e o combate a inflação pode levar a uma deterioração da área fiscal. Além da inflação passada e expectativa Na decisão efetivade inflação futura sobre a taxa de juros, todas as variáveis econômicas pertinentes devem instruir a decisão do comitê decisório. O sistema de metas para inflação utiliza todas variáveis relevantes, não só um dado agregado monetário (como no regime de agregados monetários) ou a taxa de câmbio (como no regime de câmbio fixo).

Essa pergunta também está no material:

P3 2010.1.Gabarito
5 pág.

Teoria Macroeconômica II Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A adoção de metas para agregados monetários e câmbio fixo são regimes de política monetária que podem ser eficazes em países com pouca credibilidade no combate à inflação. No entanto, ambos os regimes apresentam desvantagens em relação ao sistema de metas de inflação. O regime de metas para agregados monetários é menos eficiente na estabilização de preços, pois o multiplicador monetário e a velocidade renda da inflação têm se mostrado muito instáveis. Já o regime de câmbio fixo pode ser afetado por crises cambiais e pode exigir uma política monetária importada de um país estrangeiro, o que pode não ser adequado para a realidade econômica do país. O sistema de metas de inflação, por sua vez, permite uma política monetária independente e utiliza todas as variáveis econômicas pertinentes para instruir a decisão do comitê decisório, o que ajuda a proteger o país de choques reais e exige muita credibilidade para funcionar. b) A adoção de metas para agregados monetários pode ser eficaz em países com pouca credibilidade e capacidade analítica, pois a meta monetária é muito fácil de se executar e os dados monetários estão prontamente disponíveis. No entanto, o regime de metas para agregados monetários apresenta desvantagens em relação ao sistema de metas de inflação, pois é menos eficiente na estabilização de preços, devido à instabilidade do multiplicador monetário e da velocidade renda da inflação. c) Esta alternativa não corresponde a uma pergunta ou solicitação de informação clara.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais