Buscar

O Direito de Família e o instituto jurídico da união estável têm um caráter de constante mutabilidade, tanto em termos históricos quanto em relação...

O Direito de Família e o instituto jurídico da união estável têm um caráter de constante mutabilidade, tanto em termos históricos quanto em relação aos aspectos legislativos.

Sobre esse aspecto, assinale a alternativa correta sobre a evolução histórica e o amadurecimento legislativo do Direito de Família e do instituto jurídico da união estável, considerando as mudanças e transformações ocorridas na família.

A. 

Concubinato puro e impuro são conceitos aplicados atualmente ao instituto da união estável. No primeiro, a união pode ser reconhecida por não existir impedimento entre os companheiros. No segundo, há impedimento, não sendo possível a união estável.

B. 

Pode-se afirmar que a constitucionalização do Direito de Família significa o fenômeno de inserir na Constituição Federal diretivas sobre áreas como o Direito de Família e seus temas, a exemplo da união estável.

C. 

Ainda que uma regra de Direito de Família infraconstitucional possa ser contrária à Constituição, deve ser aplicada ao caso concreto (sob pena do julgador agir contra legem), sendo viável apenas ao STF se manifestar sobre inconstitucionalidade.

D. 

Repersonalização é tendência da família clássica, advinda do estado liberal, e tem relação com a preocupação em proteger patrimônio por meio de regras de regime de bens, partilha e sucessões.

E. 

Exigência de prole, tempo mínimo de existência da união e coabitação são requisitos desde sempre exigidos para configurar a união estável e se aplicam até hoje.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais