Buscar

3-) Em determinado município houve a cobrança de IPTU sobre área que a Sociedade da Igreja de São Jorge utiliza como cemitério. Essa cobrança: a) é...

3-) Em determinado município houve a cobrança de IPTU sobre área que a Sociedade da Igreja de São Jorge utiliza como cemitério. Essa cobrança:
a) é legal, pois a norma imunizante inscrita no artigo 150, VI, "b" refere-se tão somente aos templos de qualquer natureza.
b) é constitucional, pois a imunidade do artigo 150,VI, "b", só compreende os templos e a casa dos celebrantes
c) é inconstitucional, por ferir o disposto no artigo 150, VI, "b", que protege a liberdade de expressão religiosa.
d) é válida, se ficar provado que há recursos arrecadados com a exploração do cemitério.
e) é ineficaz, em face da isenção de que os templos gozam bem como todas as entidades as atividades relacionadas à liberdade religiosa.
Alternativa correta é a letra C
JUSTIFICATIVA: A questão exige interpretação do conteúdo constitucional acerca da IMUNIDADE RELIGIOSA. Nesse caso, portanto, necessário conhecer o posicionamento jurisprudencial. Conforme o art. 150, § 4º da CF o patrimônio, rendas e serviços relacionados aos templos religiosos também são abraçados pela imunidade. Entendeu o STF que se os cemitérios estiverem consubstanciados no mesmo imóvel onde localizado o templo, então haverá de se afastar o IPTU. Considera-se o cemitério uma extensão do templo. Cuidado! Cemitérios e jazigos explorados comercialmente por empresas particulares não gozam de imunidade.

Essa pergunta também está no material:

DP - Teoria geral do direito tributario
46 pág.

Direito Tributário I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. A cobrança de IPTU sobre área que a Sociedade da Igreja de São Jorge utiliza como cemitério é inconstitucional, por ferir o disposto no artigo 150, VI, "b", que protege a liberdade de expressão religiosa. A imunidade do artigo 150, VI, "b", só compreende os templos e a casa dos celebrantes, não abrangendo os cemitérios. No entanto, se os cemitérios estiverem consubstanciados no mesmo imóvel onde localizado o templo, então haverá de se afastar o IPTU, considerando o cemitério uma extensão do templo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais