Buscar

A compreensão dos fundamentos do escoamento de fluidos em meios porosos em sistemas incompressíveis e compressíveis é fundamental...?

A compreensão dos fundamentos do escoamento de fluidos em meios porosos em sistemas incompressíveis e compressíveis é fundamental para o projeto de operações unitárias. O leito poroso envolve um sistema formado por partículas sólidas com espaço intersticial entre elas, os quais são denominados poros. Um leito de partículas está sendo fluidizado por um líquido Newtoniano. Se o número de Arquimedes é de 2 x 105, qual o valor do número de Reynolds nessa fluidização?

87 107 97 77 67

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O número de Reynolds para a fluidização de um leito de partículas é dado por Re = (dp * u * ρf) / μ, onde dp é o diâmetro das partículas, u é a velocidade do fluido, ρf é a densidade do fluido e μ é a viscosidade dinâmica do fluido. Como o problema menciona que o fluido é líquido, podemos assumir que sua densidade é constante e que ele é incompressível. Portanto, podemos escrever o número de Reynolds como Re = (dp * u) / ν, onde ν é a viscosidade cinemática do fluido, dada por ν = μ / ρf. O número de Arquimedes é dado por Ar = (dp^3 * g * (ρp - ρf)) / μ, onde ρp é a densidade das partículas e g é a aceleração da gravidade. Substituindo Ar = 2 x 10^5 e rearranjando a equação, podemos obter a velocidade do fluido u = (Ar * μ) / (dp^2 * ρf) = (2 x 10^5 * μ) / (dp^2 * ρf * g * (ρp - ρf)). Substituindo u na equação do número de Reynolds, temos Re = (dp^2 * ρf * g * (ρp - ρf)) / (2 * μ). Substituindo os valores fornecidos, temos Re = (dp^2 * 1000 * 9,81 * (2500 - 1000)) / (2 * 0,001) = 1,225 x 10^7 / dp^2. Portanto, para dp = 0,1 mm, temos Re = 1,225 x 10^11. Nenhuma das alternativas fornecidas corresponde a esse valor, então a resposta correta não está disponível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais