Buscar

Acerca da origem e formação dos solos assinale a alternativa INCORRETA. Todo solo tem origem na desintegração e decomposição das rochas provocada ...

Acerca da origem e formação dos solos assinale a alternativa INCORRETA.

Todo solo tem origem na desintegração e decomposição das rochas provocada por agentes físicos e químicos chamados de agentes de intemperismo( variações de temperatura, ciclo gelo/degelo, vento, hidratação, carbonatação, fauna e flora, etc).
Há diferentes maneiras de se classificar os solos, como pela origem, pela sua evolução, pela presença ou não de matéria orgânica, pela estrutura, pelo preenchimento dos vazios, etc.
Os solos residuais são aqueles com origem na decomposição das rochas que se encontram no próprio local em que se formaram. Para que eles ocorram, é necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja menor do que a velocidade remoção por agentes externos.
Os solos sedimentares ou transportados são aqueles que foram levados ao seu local atual por algum agente de transporte e lá depositados. As características dos solos sedimentares são função do agente transportador.
Os solos orgânicos são formados pela impregnação do solo por sedimentos orgânicos preexistentes, em geral misturados a restos de vegetais e animais.

Essa pergunta também está no material:

AVALIANDO MECÂNICA DOS SOLOS
9 pág.

Mecânica dos Solos I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "Os solos orgânicos são formados pela impregnação do solo por sedimentos orgânicos preexistentes, em geral misturados a restos de vegetais e animais." Esta afirmação está incorreta, pois os solos orgânicos são formados principalmente pela decomposição de matéria orgânica, como restos de plantas e animais, e não pela impregnação do solo por sedimentos orgânicos preexistentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais