Buscar

Várias espécies de tênia causam problemas à saúde humana. Apesar de ser a tênia popularmente conhecida como solitária, na prática, o que se observa...

Várias espécies de tênia causam problemas à saúde humana. Apesar de ser a tênia popularmente conhecida como solitária, na prática, o que se observa são pessoas infectadas com mais de uma tênia da mesma espécie. A partir dessas informações, analise as afirmativas a seguir:
I- A infecção pela larva da Taenia saginata ou Taenia solium se dá pela ingestão de carne bovina e suína, respectivamente, contaminadas, preparadas de forma inadequada.
II- A teníase e a cisticercose são causadas pela mesma espécie de parasita, porém em fases distintas da vida: a teníase aparece quando presente no intestino delgado dos humanos, já a cisticercose surge devido à ingestão de cisticercos nos tecidos dos hospedeiros intermediários (suíno e bovino).
III- No homem, a cisticercose, em geral, não é responsável por graves lesões, pois provoca no hospedeiro sintomas leves, quase imperceptíveis. A doença desaparece alguns dias após a infecção.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual (1)
6 pág.

Parasitologia Humana Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I- A infecção pela larva da Taenia saginata ou Taenia solium se dá pela ingestão de carne bovina e suína, respectivamente, contaminadas, preparadas de forma inadequada. Esta afirmativa está correta. II- A teníase e a cisticercose são causadas pela mesma espécie de parasita, porém em fases distintas da vida: a teníase aparece quando presente no intestino delgado dos humanos, já a cisticercose surge devido à ingestão de cisticercos nos tecidos dos hospedeiros intermediários (suíno e bovino). Esta afirmativa está correta. III- No homem, a cisticercose, em geral, não é responsável por graves lesões, pois provoca no hospedeiro sintomas leves, quase imperceptíveis. A doença desaparece alguns dias após a infecção. Esta afirmativa está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: D) As afirmativas I e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais