Buscar

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p. 411), “a organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegu...

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p. 411), “a organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar [...]. A organização e a gestão escolar, assim, são meios para garantir as finalidades da escola.” Considerando esses importantes aspectos, leia as afirmativas, considerando aquelas que apresentam corretamente o que os autores concebem como uma boa gestão escolar.
I. Uma gestão de qualidade se baseia numa organização estratégica do trabalho, porém não coaduna com discursos que se fundamentem em qualquer dualidade entre a dimensão administrativa e a dimensão pedagógica.
II. Uma escola bem gerida não pode garantir qualidade nas aprendizagens, pois o diretor não pode se responsabilizar pelo que acontece em sala de aula, de modo que todos os alunos alcancem bons níveis de qualidade nas aprendizagens.
III. Numa gestão escolar de qualidade, muitas vezes é razoável e estratégico estabelecer alguns limites na participação da comunidade e na resolução dos problemas da instituição escolar.
IV. Os modelos de gestão guiados por práticas democráticas privilegiam relações de entrelaçamento entre funções, de forma a oportunizar discussões e decisões coletivas.

Essa pergunta também está no material:

8 pág.

Gestão Escolar Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. Uma gestão de qualidade se baseia numa organização estratégica do trabalho, porém não coaduna com discursos que se fundamentem em qualquer dualidade entre a dimensão administrativa e a dimensão pedagógica. - Correta. Uma boa gestão escolar deve integrar a dimensão administrativa e pedagógica de forma estratégica. II. Uma escola bem gerida não pode garantir qualidade nas aprendizagens, pois o diretor não pode se responsabilizar pelo que acontece em sala de aula, de modo que todos os alunos alcancem bons níveis de qualidade nas aprendizagens. - Incorreta. Uma gestão escolar eficaz busca garantir qualidade nas aprendizagens, envolvendo-se de forma estratégica no processo educativo. III. Numa gestão escolar de qualidade, muitas vezes é razoável e estratégico estabelecer alguns limites na participação da comunidade e na resolução dos problemas da instituição escolar. - Incorreta. Uma gestão escolar de qualidade busca promover a participação da comunidade e a resolução coletiva de problemas. IV. Os modelos de gestão guiados por práticas democráticas privilegiam relações de entrelaçamento entre funções, de forma a oportunizar discussões e decisões coletivas. - Correta. Modelos de gestão democrática buscam promover relações colaborativas e decisões coletivas. Portanto, as afirmativas corretas são I e IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais