Buscar

(CESGRANRIO - Petrobras - 2008 - Adaptado) Do ponto de vista macroscópico, a segunda lei da termodinâmica pode ser entendida como uma lei de evoluç...

(CESGRANRIO - Petrobras - 2008 - Adaptado) Do ponto de vista macroscópico, a segunda lei da termodinâmica pode ser entendida como uma lei de evolução no sentido de de�nir a seta do tempo. Ela de�ne processos reversíveis que ocorrem em um universo em constante equilíbrio, e processos irreversíveis onde o universo evolui de maneira a ''degradar-se''. Um ciclo de Carnot é de�nido como um processo cíclico reversível que utiliza um gás perfeito e que consta de transformações isotérmicas e adiabáticas. A representação grá�ca do Ciclo de Carnot em um diagrama P-V é mostrada a seguir.
Sobre esse processo e com base na �gura acima, conclui-se que

a) o Ciclo de Carnot é a máquina térmica menos e�ciente que opera em duas temperaturas Ta e Tb.
b) os caminhos a-b e c-d correspondem a transformações adiabáticas.
c) o Ciclo de Carnot demonstra que o maior rendimento possível para uma máquina térmica é o de uma máquina que realiza um ciclo de duas transformações adiabáticas e duas isotérmicas, alternadas entre si.

Essa pergunta também está no material:

Prova Termodinâmica Aplicada
5 pág.

Termodinâmica Aplicada Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a) o Ciclo de Carnot é a máquina térmica menos eficiente que opera em duas temperaturas Ta e Tb. b) os caminhos a-b e c-d correspondem a transformações adiabáticas. c) o Ciclo de Carnot demonstra que o maior rendimento possível para uma máquina térmica é o de uma máquina que realiza um ciclo de duas transformações adiabáticas e duas isotérmicas, alternadas entre si. A alternativa correta é a letra c) o Ciclo de Carnot demonstra que o maior rendimento possível para uma máquina térmica é o de uma máquina que realiza um ciclo de duas transformações adiabáticas e duas isotérmicas, alternadas entre si.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais