Se ingerirem alimentos contaminados por fezes de gatos portadores do Toxoplasma gondii, as mulheres grávidas podem transmitir esse agente ao filho. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que a toxoplasmose assim transmitida se inclui no grupo das doenças I. Um dos modos de transmissão é pela ingestão de oocistos presentes nas fezes dos gatos infectados. Esses oocistos podem se prender ao pêlo do gato e quando a pessoa o acaricia, os oocistos podem se aderir à mão. Caso ela não lave as mãos, e as leve à boca, pode, acidentalmente, ingerir os oocistos e se infectar. II. As mulheres grávidas que desenvolvem esta doença podem transmiti-la ao feto. III. Esta doença pode ser transmitida de pessoa a pessoa, pela ingestão de oocistos presentes nas fezes dos humanos infectados, isso ocorre quando a pessoa infectada faz a higiene anal, podendo contaminar as mãos, e assim transmití-la a algum alimento, que posteriormente será ingerido por outra pessoa. IV. Um dos modos de transmissão da toxoplasmose é pela ingestão de carnes cruas ou mal passadas, principalmente as de porco, vaca ou carneiro, quando contêm cistos de Toxoplasma gondii. A. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. B. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. C. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. D. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. E. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
A Giardíase é uma infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomática e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. A infecção sintomática pode apresentar-se de forma aguda com
A) puxo e fezes sanguinolentas. B) fezes amolecidas, com aspecto gorduroso, fadiga e anorexia. C) flatulência e distensão abdominal. D) tenesmo e piorreia. E) diarreia acompanhada de dor abdominal.