Buscar

A partir da leitura do texto e do que estudamos sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir. I. As disfunções citadas no texto são causadas ...

A partir da leitura do texto e do que estudamos sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir.
I. As disfunções citadas no texto são causadas por danos aos lisossomos, organelas que desempenham diversas funções, como digestão intracelular, renovação das organelas celulares e metabolização de moléculas presentes em quase todas as células.
II. A silicose afeta diretamente o núcleo das células alveolares, sendo que os cristais de sílica impedem a transcrição gênica do DNA, bloqueando a região promotora de genes que originam proteínas surfactantes.
III. A autólise referida no texto está diretamente relacionada à atividade dos lisossomos. Como essas organelas são danificadas pelos cristais de sílica, acabam liberando para o meio intracelular diversas enzimas digestivas.
IV. A destruição das células está relacionada com o bloqueio que os cristais de sílica promovem na cadeia transportadora de elétrons, evento bioquímico que ocorre nas cristas mitocôndrias, membrana interna arranjada em dobras.
a. I e III, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. II e III, apenas.
e. II e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 (A2)
11 pág.

Processos Biológicos FMU COMPLEXO EDUCACIONALFMU COMPLEXO EDUCACIONAL

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. As disfunções citadas no texto são causadas por danos aos lisossomos, organelas que desempenham diversas funções, como digestão intracelular, renovação das organelas celulares e metabolização de moléculas presentes em quase todas as células. II. A silicose afeta diretamente o núcleo das células alveolares, sendo que os cristais de sílica impedem a transcrição gênica do DNA, bloqueando a região promotora de genes que originam proteínas surfactantes. III. A autólise referida no texto está diretamente relacionada à atividade dos lisossomos. Como essas organelas são danificadas pelos cristais de sílica, acabam liberando para o meio intracelular diversas enzimas digestivas. IV. A destruição das células está relacionada com o bloqueio que os cristais de sílica promovem na cadeia transportadora de elétrons, evento bioquímico que ocorre nas cristas mitocôndrias, membrana interna arranjada em dobras. A alternativa correta é: c. I e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais