Buscar

O Código de Processo Penal (CPP) insere, em tópico específico, as questões processuais e os processos incidentes, os quais se pautam em situações q...

O Código de Processo Penal (CPP) insere, em tópico específico, as questões processuais e os processos incidentes, os quais se pautam em situações que precisam ser solucionadas antes de se julgar o mérito da causa, tendo em vista a possível interferência na conclusão do pedido principal da ação, tanto por interligar ao próprio conteúdo em si quanto por razões de ordem preliminar vinculadas às condições da ação.


Diante do exposto, analise a situação a seguir. José é um homem introspectivo, a ponto de nem mesmo aqueles que convivem com ele diariamente conseguem conhecê-lo. Havia suspeitas na vizinhança de que ele ficou esquizofrènico após o falecimento de seu pai. Teve, inclusive, que fazer tratamento psiquiátrico, devido ao aumento incomum de sua agressividade com todos ao seu redor, e pelo sério comprometimento de suas atividades mais corriqueiras de higiene, deixando de tomar banho sozinho e de fazer sua barba, Certa vez, sentiu-se irritado pela ação de Leandro, que mexeu com sua mãe, chamando-a de gostosa. No dia seguinte, resolveu promover a vingança. No momento em que estava sozinho em casa, pagou um facão. Assim que Leandro passou pela calçada, de súbito, foi por trás dele a o esfaqueou.com um golpe no pescoço, o que fol suficiente para levá-lo à morte. A polícia foi acionada por Lúcia, esposa de Leandro, e, cerca de dez minutos após o acontecido, chegou ao local, levando José e très testemunhas para a delegacia. O corpo de Leandro foi para o Instituto Médico Legal (IML), Na delegacia, a autoridade policial instaurou inquérito policial, que teve seu regular trámite com o posterior envio ao Ministério Público, que ofereceu denúncia. Nos autos da ação penal, José foi citado para responder a acusação. José procura você para, na condição de profissional da advocacia, defendê-lo na lide. Considerando o contexto da narrativa e as regras estampadas no CPP quanto às questões e aos processos incidentes, explique qual providência deve ser tomada.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Felipe Amorim Passarete

Como há dúvidas sobre a integridade mental de José, para efeitos de se buscar comprovar que, na época dos fatos, ele se caracterizava como inimputável, deve-se requerer exame médico-legal, instaurando-se incidente de insanidade mental, em apartado, apensando-se aos autos principais. Assim, deve-se confirmar que, no tempo da ação, José era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais